Deu entrada na sessão da Câmara Municipal, segunda-feira (19/8), projeto de lei de autoria da mesa diretora que dispõe sobre a criação do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) e regulamenta o seu funcionamento. O projeto visa inserir a sociedade paraisense, especialmente as camadas populares, no patamar da cidadania política ativa e a proteção e promoção dos direitos fundamentais dos seres humanos, por meio da prestação de serviços sociais relevantes para o efetivo exercício da cidadania e o estímulo à presença popular na sede da Câmara Municipal.
De acordo com a justificativa do projeto, a implantação do CAC se alicerça no princípio da inclusão com liberdade, igualdade, dignidade e solidariedade, de diferentes indivíduos e agentes sociais nos vários ambientes e centros de decisão político-administrativa do Poder Legislativo e, sobretudo, na garantia do acesso aos bens, direitos e serviços públicos que lhes são assegurados na forma da Legislação em vigor e que lhe são essenciais para a vida.
"Com atuação articulada com os demais instrumentos de participação política colocados à disposição dos cidadãos, tais como o Gabinete Itinerante, a Tribuna Livre e as Audiências Públicas, o Centro de Apoio Ao Cidadão se coloca como mais um instrumento efetivo na concretização e viabilização da participação dos munícipes nos destinos da cidade. Articula-se, também, com os demais órgãos dos governos Municipal, Estadual e Federal, com as organizações da iniciativa privada e com as organizações da sociedade civil".
Ainda, de acordo com a justificativa, as despesas decorrentes das ações do CAC, no exercício de 2019, serão contabilizadas nas dotações orçamentárias do Departamento de Administração e Finanças e para o exercício de 2020, em ação própria consignada do orçamento, conforme estimativa de impacto orçamentário-financeiro anexo à presente proposição.
SERVIÇOS
De acordo com o projeto, o Centro de Apoio ao Cidadão poderá disponibilizar os seguintes serviços gratuitos à população de São Sebastião do Paraíso, entre outros que possam ser do interesse público:
- Balcão da Cidadania, com os seguintes serviços: