CERTIFICADOS

Laboratório da Libertas Faculdades Integradas recebe certificação

Por: João Oliveira | Categoria: Tecnologia | 17-11-2019 10:48 | 5695
Foto: Reprodução

O laboratório da Libertas Faculdades Integradas está de cara nova e conquistou no início deste mês certificado de reconhecimento de competência pela Rede Metrológica de Minas Gerais. O então laboratório, conhecido como Libertas Central Analítica está sob nova direção e é o primeiro laboratório da região a conquistar o reconhecimento de competência da Norma ISO/IEC 17025.

A Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG), é uma organização técnico-científica sem fins lucrativos, constituída por laboratórios especializados e outras organizações com interesse em metrologia, tem por objetivos fomentar a cultura metrológica no Estado e estimular e promover o desenvolvimento da prestação de serviço de ensaio e calibração, garantindo a qualidade dos produtos e o aprimoramento tecnológico das empresas mineiras.

Ao estimular a oferta de produtos e serviços de qualidade, atendendo as demandas do mercado, a Rede conquista mais confiança do setor produtivo, tornando-se referência em metrologia em Minas Gerais. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma ISO/IEC 17025 e submeter a auditoria do órgão responsável pela acreditação/reconhecimento.

A ISO/IEC 17025 é uma norma exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração. Tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios. Essa norma atesta que o laboratório executa atividades com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade. Estabelece critérios que demonstram a competência técnica, a execução efetiva de um sistema de gestão e esses critérios garantem a produção de resultados tecnicamente válidos.

O cliente ao contratar um laboratório reconhecido, tem a certeza da confiabilidade do resultado que será obtido. Pois a norma garante que o ambiente de trabalho do laboratório é organizado e os equipamentos são calibrados regularmente. As amostras fazem parte de um processo de identificação, rastreabilidade e armazenamento, e os ensaios são realizados em ambientes com condições controladas e com segurança.

A Libertas Central Analítica é o primeiro laboratório da região a conquistar o reconhecimento de competência da norma. O laboratório oferece resultados confiáveis de análises físico-químicas e microbiológicas em água tratada, água para consumo humano, água bruta e água residual (efluentes), desenvolvendo soluções reais frente às necessidades e consolidando o compromisso com a ética e qualidade técnica.

Entre os ensaios reconhecidos estão turbidez; cor aparente; sólidos sedimentáveis; sólidos suspensos totais; cromo; demanda química de oxigênio; demanda bioquímica de oxigênio; óleos e graxas; surfactantes aniônicos; coliformes totais; Escherichia coli; amo-tragem; pH; cloro residual e temperatura. O laboratório também possui capacidade para atender outros ensaios, já que o laboratório conta com equipamentos e infraestrutura moderna para atender as exigências do mercado com rapidez e confiabilidade. A equipe é formado por um corpo técnico especializado e altamente capacitado, para oferecer o tratamento adequado para cada tipo de análise.

A Libertas Central Analítica está localizada na Avenida Wenceslau Brás, 1018 - Mocoquinha. No prédio da faculdade Libertas. O telefone para contato (35) 3558-1123 e email: central analitica@libertas.edu.br.