A Polícia Militar iniciou ontem, terça-feira, 26, em São Sebastião do Paraíso, na Praça Comendador José Honório (Matriz) as atividades da Operação Natalina que posteriormente, a partir de 1º de janeiro de 2020 vai se transformar em Operação Férias Seguras. As ações vão ocorrer em todo o Estado de Minas Gerais e tem o objetivo de reforçar de forma ostensiva e preventiva os centros comerciais das cidades, tendo em vista o aumento da circulação de dinheiro, maior movimento de consumidores para as compras de fim de ano.
De acordo com o capitão PM Prata, do 43º Batalhão da Polícia Militar sediado em Paraíso, além dos policiais militares que atuam rotineiramente, no patrulhamento em áreas comerciais, o policiamento será reforçado e intensificado durante o período. “O objetivo é exatamente este de reforçar a presença e desenvolver ações e operações policiais para garantir um Natal mais seguro”, explica o oficial.
Capitão Prata destaca que além da base móvel que frequentemente realiza ponto base na Praça central, haverá o emprego de maior número de viaturas e consequentemente de maior efetivo em circulação por toda a cidade.
O fato de o policiamento ser potencializado na região central não significa que as outras regiões da cidade ficarão desguarnecidas. As rondas e blitizes também serão intensificadas nos principais coredores de trânsito e ainda em pontos estratégicos para coibir todo o tipo de situação criminosa. “Vamos contar com o reforço do pessoal administrativo, as férias são cessadas neste momento o intuito será de colocar nas ruas a maior quantidade de policiais principalmente no período de funcionamento do comércio”, anuncia o capitão.
Ele destaca que mesmo assim conta com o apoio da população para que denuncie qualquer situação suspeita através dos telefones 190 e 181. “Paraíso conta com um bom serviço de monitoramento de câmeras, temos uma boa cobertura inclusive com os particulares e tudo isso nos ajuda a mapear as movimentações, possíveis rotas de fuga e agiliza no policiamento preventivo”, descreve.
No instante em que a entrevista era concedida na tarde de terça-feira já ocorria o acionamento que apontava um grupo de jovens em atitudes suspeitas, situação que foi prontamente verificada, sem maiores desdobramentos.
As atividades de polícia ostensiva serão desencadeadas observando o princípio da antecipação, priorizando a atuação preventiva de forma a prevenir e ou reprimir ações de delinquentes, com foco na apreensão de armas de fogo e drogas, visando proporcionar ao cidadão ordeiro um clima de tranquilidade e sossego público durante as compras e viagens.
A segunda fase dos trabalhos é denominada de Férias Seguras que objetiva prevenir e evitar crimes contra o patrimônio, principalmente com furtos e roubos a residência. A iniciativa envolve necessariamente os vizinhos ou amigos do morador ausente na chamada Rede de Vizinhos Protegidos.
A PM fará um esforço complementar para atender a população com reforço no policiamento, nas rondas e blitzes em apoio à comunidade. A operação começa no dia 1º de janeiro e se estenderá até 31 de janeiro do próximo ano.
Dicas de autoproteção:
Evite andar com muito dinheiro;
Pague as compras com cheque ou cartão;
Fique atento com a sua carteira;
Evite as aglomerações de pessoas;
Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
Fique atento aos esbarrões;
Ao sair de casas, identifique as crianças (nome ,endereço e telefone);
Mantenha as crianças à vista;
Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção;
Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo;
Aqueles que forem as compras com veículo próprio, procure estacionar em lugar de maior movimento e iluminado.
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais