VACINAÇÃO

Vacinação de idosos contra a gripe começa na próxima segunda-feira

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 21-03-2020 10:51 | 1769
Campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e atenderá idosos na fase inicial
Campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e atenderá idosos na fase inicial Foto: Arquivo

A partir da próxima segunda-feira, 23, tem início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em São Sebastião do Paraíso além das quatro salas tradicionais de vacina será aberta um quinto local para evitar aglomeração de pessoas nos demais postos. Além dos idosos, os profissionais de saúde também poderão imunizar-se para estarem fortalecidos para o árduo trabalho que já estão enfrentando no atendimento de pacientes do novo coronavírus.

A campanha deveria ocorrer em abril, mas foi antecipada como estratégia para auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para Covid-19. A justificativa é de que vacinar primeiro os idosos e os trabalhadores da saúde faz parte das estratégias de proteção do grupo que está mais suscetível ao vírus da influenza. A iniciativa possibilitará acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde.

A meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente sete milhões de pessoas em Minas Gerais. Em Paraíso deverá ser divulgado na próxima semana uma estimativa de quantas pessoas deverão receber a vacina, cuja campanha irá até 22 de maio. A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público compareça aos locais de vacinação.

O Posto de Puericultura funcionará de segunda à sexta-feira, no período de 8 às 19 horas sem intervalo de almoço e aos sábados de 8 às 17 horas, com exceção do dia 11 de abril, véspera de Páscoa. Ainda em Paraíso a vacina poderá ser encontrada nas USF da Vila São Pedro, USF Vila Formosa e USF São Judas, além da USF Abud Carine localizada no Distrito de Guardinha. Nestes locais além da imunizar-se contra a gripe é possível encontrar outras vacinas, como a do Sarampo. O atendimento nestes locais será de 8 às 16 horas.

Como forma de evitar aglomerações e tumultos nas salas de vacina haverá a abertura de mais um local de atendimento em Paraíso, exclusiva para imunização contra a gripe influenza. O serviço funcionará na sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Dr. Placidino Brigagão 1230, no centro, que atenderá de segunda a sexta-feira, no período de 8 às 17 horas. O Dia D da campanha será em 9 de maio quando todas as salas estarão em funcionamento.

Público
A segunda fase da campanha começará no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, deverão receber a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha será encerrada no dia 22 de maio e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. O público da campanha também está maior neste ano, abarcando os adultos de 55 a 59 anos, que não recebiam a vacina nos anos anteriores. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que haja o comparecimento público às Unidades Básicas de Saúde.

Gripe
Causada por diferentes tipos de vírus, a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Sua capacidade de transmissão é considerada alta, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Para se prevenir é fundamental a adoção de hábitos simples como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar a boca, nariz e olhos, limpar e desinfetar superfícies que podem estar contaminadas, manter os ambientes bem ventilados, além de evitar contato físico com outras pessoas.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.