Assim como nas principais áreas da vida das pessoas, o esporte também está passando por um período de adaptação devido a pandemia de corona-vírus por todo o mundo. Nas mais diversas modalidades e abrangendo desde o profissional até mesmo as competições amadoras os efeitos com o cancelamento das atividades estão sendo sentidos, até mesmo pelo Operário Esporte Clube. A equipe representa São Sebastião do Paraíso no Campeonato Regional Amador, promovido pela Federação Paulista de Futebol e a Liga Serranense de Desportes, competição que teve o seu início marcado para o dia 21, adiado por período indeterminado.
O Operário vinha numa fase crescente de preparação aguardando o início do campeonato desde o início de fevereiro. Com a equipe renovada a expectativa da diretoria é de fazer uma disputa igual o melhor a que realizou ano passado quando participou pela primeira vez do Regional e terminou com a conquista do vice-campeonato.
“Fizemos uma ótima pré-temporada, estávamos afiados para a estreia contra Cravinhos, mas nesta segunda-feira nos chegou a notícia do cancelamento do início da competição”, disse o treinador Adilson Lara.
Ele reconhece a importância da medida por questão de saúde dos atletas, mas não deixa de demonstrar certa frustração com a decisão. “De fato é preciso preservar vidas, nos preparamos para este momento e vamos reunir com a diretoria para definir como serão as atividades nos próximos dias, sem que ninguém seja colocado em risco”, observa.
Ainda na semana passada o treinador havia sido questionado pela reportagem sobre a possibilidade do adiamento do início do campeonato. “É uma situação que tem ocorrido no exterior, em alguns outros esportes e pode ocorrer aqui no Brasil. Não sabemos como vai ser aqui na região, temos de esperar”, disse Adilson.
O Operário jogaria dia 21 de março às 15 horas no estádio J. Martins, em Cravinhos contra a equipe local na estreia do Campeonato Amador Regional Paulista.
As demais partidas envolvendo as outras 11 equipes inscritas e participantes do campeonato também foram canceladas. As equipes agora aguardam novas instruções dos organizadores sobre o início das disputas que poderão ocorrer a partir de 60 dias. Outra hipótese é o campeonato começar apenas no segundo semestre.
Em nota oficial a Liga Desportiva Serranense informa que “atendendo as recomendações da Secretaria de Saúde e da Federação Paulista de Futebol, estará paralisando todas as atividades por tempo indeterminado, até a situação se normalizar. Contamos com a compreensão de todos”, diz o comunicado da organização.
“O Operário Esporte Clube através de sua diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores, se solidariza com todos os contaminados pelo COVID-19. Desejamos melhoras a todos e acataremos todas as decisões em prol da saúde de todos. Juntos vamos vencer esse vírus!”, conclui o comunicado.