Começou nesta segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e, a fim de evitar aglomerações para combater a proliferação do Covid-19, o novo coronavírus, em São Sebastião do Paraíso salas de vacinação foram fechadas e idosos devem ser vacinados em casa. Vacinação de rotina foram suspensas até dia 14 de abril.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a decisão foi tomada tendo em vista preocupação com a saúde do público alvo desta primeira etapa da campanha, que passaram a lotar as salas de vacina desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira.
Conforme informou a Prefeitura, todos os idosos são cadastrados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e receberão visitas da equipe de imunização da Prefeitura a partir desta segunda.
Segundo esclareceu a comunicação da Prefeitura, com o início da Campanha, pela manhã as salas de vacina estavam lotadas e para evitar que isto acontecesse, o município adotou como alternativa a vacinação em domicílio, fechando as salas de vacina para evitar aglomeração de idosos.
A meta da campanha é imunizar 90% do público prioritário. A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público alvo não deixar de se vacinar.
ZONA RURAL
Os idosos residentes na zona rural também serão vacinados. Entretanto a Vigilância em Saúde está definindo como se dará este processo. Até o fechamento desta matéria não havia data programada.
POSTO DE PUERICULTURA
Conforme a Comunicação da Prefeitura, os Posto de Puericultura será aberto das 8h às 19h para atender vacinação antirrábica e antitetânica, que são vacinas de emergência, e também para profissionais da saúde que precisam tomar a vacina de gripe que não estão trabalhando em alguma instituição como hospitais e planos de saúde. O Posto também está atendendo para atualização do cartão de vacinação para pessoas que serão contratadas para trabalhar em alguma empresa.