FAKE NEWS

Fake News: Prefeitura tomará medidas para punir responsáveis por divulgar informações falsas

Por: João Oliveira | Categoria: Tecnologia | 26-03-2020 15:00 | 3951
Foto: Reprodução

No final da tarde de quarta-feira (25/3), começou circular por meio do WhatsApp, um suposto boletim informativo da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso onde constava, inicialmente, um caso positivo de coronavírus, e depois 23 casos. A informação falsa assustou paraisenses e motivou ação da Prefeitura para identificar e punir os responsáveis por causar pânico na população.

Ao contrário do que foi espalhado por meio dessas fake news, ainda não há confirmação de casos no município, porém 96 seguem em investigação, e um já foi descartado.

De acordo com informações do jurídico da Prefeitura, o município já tomou medidas para buscar identificar os responsáveis pelas informações falsas, tendo a situação já sido denunciada à Polícia Militar e ao Ministério Público.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, já começaram a ser rastreados os perfis responsáveis, mas que até o momento só foram identificados perfis fakes, no entanto também serão investigados os IPs dos computadores, para se chegar de onde as informações falsas saíram.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, algumas medidas foram tomadas para tentar dificultar manipulação das artes informativas da Prefeitura, como marca d´água, já que se qualquer alteração for feita, será fácil identificar que se trata de uma informação inverídica.

Embora em Paraíso não tenha sido confirmado nenhum caso, em Minas já somam 153 confirmados de coronavírus, e 17.409 permanecem em investigação. Em todo o Brasil, 46 mortes pelo Covid-19 já foram registradas.