VACINAÇÃO

Prefeitura explica parceria com planos de saúde para vacinação contra gripe

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 29-03-2020 21:19 | 1604
Foto: Tiel/JornaldoSudoeste

Algumas pessoas têm questionado o motivo dos planos de saúde Ampara e Unimed estarem realizando somente a vacinação de seus conveniado, vez que a vacina é distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, isto foi feito para que não haja duplicidade das vacinas e faltem doses, mas afirmou que nenhum idoso ficará sem a imunização.

Conforme esclarece a comunicação da Prefeitura, ninguém está sendo beneficiado, acontece que, a fim de ajudar o município a cumprir com a meta da campanha de vacinação, as doses foram entregues a esses planos para que eles disponibilizassem suas equipes e realizasse a imunização de seus conveniados, desafogando assim um pouco do trabalho que seria realizado pelas equipes de imunização da Prefeitura.

Ainda, de acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada para que se evite repetir a dose da vacina, mas que todos, sem exceção serão vacinados. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, foi feita uma lista, tendo o município ficado com a responsabilidade de vacinar apenas àqueles que não são conveniados ou que não têm nenhum plano de saúde.

Conforme já divulgado pela Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso, a expectativa é que mais de oito mil idosos no município sejam vacinados nessa primeira etapa da campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o corona-vírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa em 16 de abril. Nesta etapa serão vacinados os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.