A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso vem realizando a Campanha de Vacinação contra a Gripe desde o dia 23 de março, com o propósito de reduzir internações e complicações na população-alvo: idosos e profissionais de saúde. A meta de vacinação da primeira etapa é de 10.602 pessoas sendo 8628 cidadãos acima de 60 anos e 1974 profissionais de saúde.
Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) organizou a distribuição de vacinas aos municípios em etapas, sendo os lotes liberados semanalmente. Até o momento São Sebastião do Paraíso recebeu oito mil doses e as restantes serão entregues conforme cronograma da SRS.
O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bicego, explicou que o município optou pela estratégia de vacinação dos idosos em domicílio devido ao momento que o mundo passa no combate ao coronavírus. "Essa iniciativa vai evitar aglomerações de pessoas nos serviços de saúde, apesar de que a vacina não previne contra o coronavírus. Com isso, pretendemos proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde", enfatizou o secretário.
Wandilson ainda explicou que com o objetivo de agilizar a vacinação a Secretaria tem contado com apoios de convênios do município, que ofereceram os profissionais para realizar a vacina em seus idosos conveniados. "Simultaneamente também está sendo realizada a vacinação dos idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família, uma vez que esta vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde para todo o cidadão contemplado como público alvo" finalizou.
Para o idoso ser vacinado contra o H1N1 ele deve necessariamente ser cadastrado na Unidade de Saúde de Família do seu bairro e aguardar a visita da equipe de vacinação. Os moradores da zona rural também serão visitados. A campanha se estenderá até o dia 22 de maio de 2020, seguindo as etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.