O médico emergencista, também de família e comunidade, Daniel Tales de Oliveira alerta para a importância do uso das máscaras para a prevenção contra o novo coronavírus. A medida tem se tornado um hábito para todos àqueles que necessitam sair à rua para ir às compras, por exemplo. Em Minas Gerais, lei obriga a funcionários o uso da máscara, seja em serviço público ou comércio.
O médico explica que é essencial a utilização das máscaras de proteção durante a pandemia do coronavírus. “Sabemos que haverá pessoas com coronavirus desde assintomáticos, ou seja, sem sintoma nenhum, assim com pessoas com sintomas leves de gripe e também pessoas com casos graves necessitando de leito de UTI e até intubação”, destaca.
Conforme o emergencista, um estudo mostrou a probabilidade da transmissão entre as pessoas que estão com coronavirus e assintomáticos às pessoas que ainda não contraíram a doença. “Se essa pessoa que tiver com coronavirus e sem sintomas entrar em contato com você, que está sem a doença e usando a máscara, a chance de você contraí-la é de 70%”, explica.
Se a pessoa está com coronavírus e assintomático estiver utilizando a máscara e entrar em contato com uma pessoa saudável e que não está utilizando máscaras, a chance de contaminação é 5%. “Agora, se a pessoa com coronavirus e assintomática estiver de máscara e a pessoa saudável também, a chance de contrair a doença cai para 1,5%. Ou seja, é importantíssimo uso da marca nesse momento. Cuide-se e cuide de quem você ama”, aconselha o médico.