VACINA GRIPE

Vacina contra a gripe ultrapassa cobertura esperada em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 25-04-2020 09:42 | 1016
Foto: Arquivo Jornal do Sudoeste

A equipe de Imunização da Vigilância em Saúde em Saúde em São Sebastião do Paraíso conseguiu um alcance de 102% da cobertura vacinal da gripe no município. O número surpreendeu, uma vez que no último ano houve certa dificuldade em atingir a meta da cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde. Todavia, o cenário mudou e a coordenadora do setor ligado a Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Cortez, fala sobre o atual panorama.

"Esse ano foi muito atípico, tudo que a gente planejou não conseguimos executar e tivermos que fazer diversas modificações por várias situações. No primeiro dia tentamos abrir a sala de vacina, mas quando iniciou a campanha tivemos que fechar novamente porque formaram filas de idosos, e queríamos evitar aglomeração. Assim, optamos em vacinar os idosos em domicílio, em parceria com a Atenção Básica da Saúde", explica.

Graças a esse trabalho, a coordenadora destaca que as equipes de vacinação conseguiram um resultado de 102% de alcance de cobertura vacinal em São Sebastião do Paraíso. "No ano passado chegamos a 80% e foi aquela luta. Eu sei que este ano está sendo difícil, mas conseguiu atingir muito mais idosos e ainda tem alguns bairros que estão sendo realizadas essa vacinação, como no São Judas", acrescenta.

Conforme Daniela Cortez, como o Ministério da Saúde adiantou essa campanha os laboratórios não tinham produção total das vacinas, então a entrega foi fracionada em 12 a 15 lotes. "Por conta disso, a gente foi recebendo as vacinas aos pouquinhos, em lotes com poucas doses, e tivemos que direcionar realmente para aqueles grupos que o Ministério divulgou", explica.

FASES DA CAMPANHA
Na primeira fase foram vacinados os idosos e profissionais da Saúde. A segunda fase, que começou do dia 16 e vai até o dia 8 de maio, estão sendo vacinadas pessoas com doenças crônicas, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do Sistema Prisional caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. A terceira fase, que vai de 9 a 22 de maio, serão vacinados professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas, indígenas e pessoas com deficiência.

"Tivemos que seguir muito bem isso porque se não iria faltar vacina para idosos e essa quantidade pequena de doses que a gente foi recebendo fez atrasar um pouco a vacina deste público, houve dias que não tínhamos a vacina para dar sequência no cronograma, e assim não podemos sair todos os dias para vacinar, e somente por isso ainda não fechou a cidade, mas nós vamos cumprir 100% do município", ressalta.

A coordenadora destaca que aqueles idosos que ainda não foram vacinados em casa podem aguardar que a equipe de vacinação irá até a sua residência. "É importante lembrar que houve várias mudanças, inclusive por orientação do Ministério da Saúde durante a campanha. Primeiro nós fechamos a sala de vacinas para vacinação de rotina das crianças, depois reabrimos para atender as crianças com agendamento a fim de evitar aglomeração de pessoas nos postos, e estamos atendendo somente no posto Puericultura". 

DIA D
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, não existe uma fala do Estado em relação ao DIA D, porém ela acredita que esta data específica onde é intensificada a vacinação não deva acontecer dada a atual situação. "Para não ter aglomeração acredito que não vai ter o Dia D, mas já atingimos mais de 100% da população a ser vacinada de profissionais de saúde, as metas estão excelentes e o pessoal tá realmente procurando. Todo mundo quer se vacinar na perspectiva de não ter uma gripe", destaca.

"Por conta disso, conseguimos atingir essas metas e nem terminamos ainda. Já vamos para a terceira fase. Este ano, também contemplamos grupos diferentes, como os caminhoneiros que não foram contemplados nos anos anteriores e a população maior de 55 anos, que também não era contemplada antes, além dos deficientes físicos. Com essa campanha, tivemos todo esse público, mas seguindo sempre as fases do Ministério da Saúde", completa.