Ampliar as vendas com consistência sempre foi o maior desafio das empresas. Vender é a essência de todo negócio e por isso a rotina precisa contar com estratégias que claramente justifiquem os resultados desejados.
Trabalhar muito por longos anos, por si só, não garante sucesso para ninguém. As ações devem estar muito bem direcionadas e definidas por um planejamento com objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.
Para o crescimento de qualquer negócio, atrair novos clientes é indispensável para as vendas, cuja ação, inclusive, também deve ser bem estruturada, medida e analisada - um assunto para outro momento. O que eu pretendo registrar, agora, é a importância do relacionamento da empresa com os clientes que já foram atraídos.
Tenho observado, na maioria das empresas, de vários segmentos e tamanhos, que o cliente compra, paga, vai embora e a empresa nunca mais mantém contato, sequer para perguntar como foi a experiência da última compra.
Você já deve ter lido em algum lugar a expressão: “quem ama cuida”. Eu diria para os empresários que “quem deseja aumentar as vendas, cuida dos seus clientes”, o que significar nutrir um relacionamento também naqueles momentos em que ele de nada precisa da sua empresa. Do contrário, a próxima compra dele talvez seja feita naquele concorrente que, há menos tempo, fê-lo se sentir lembrado e valorizado.
São simples e inúmeras as oportunidades de relacionamento: envio de uma simples mensagem com alguma dica relevante, convite para conhecer um novo produto, cumprimento pelo aniversário, envio de novidades, promoções, brinde ou bônus, e tudo mais o que a criatividade e a empatia sugerirem.
Você deve contar com as facilidades da tecnologia para conseguir automatizar seus contatos com todos os clientes e dedicar atenção exclusiva para aqueles que representam a maior fatia do seu faturamento, por ligações e visitas, por exemplo.
Valendo-me da regra que ensina que “é mais barato manter do que conquistar”, sigo afirmando que investir em relacionamento poderá ser o maior diferencial do seu negócio e fará a sua empresa vender muito mais em pouco tempo.
Portanto, comece hoje mesmo a se relacionar com os seus clientes.
Se você já mantém boas práticas de relacionamento, conte para nós!
Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas, que as responderemos nesta coluna.
Até a próxima semana!
James Warley - consultoria@idecorp.com.br