Ao se constituir uma empresa, algumas providências são essenciais para a concretização do sucesso almejado, antes mesmo das exigências legais e burocráticas, como a definição da “identidade organizacional” da empresa, que basicamente é composta pela tríade Visão, Missão e Valores.
São declarações institucionais que devem compor o Plano de Negócios, para quem está começando, ou o Planejamento Estratégico, para quem já começou, os quais, aliás, também nem sempre são elaborados pelo empreendedor, que tem pressa de ver o seu sonho do “negócio próprio” materializado, mesmo que à custa de dificuldades pela sua falta.
Pelas nossas estimativas, apenas 5% das empresas têm Missão, Visão e Valores adequadamente definidos, e, nesse pequeno grupo, é raro encontrarmos um gestor capaz de as reproduzi-las com clareza.
Finalidade da Identidade Organizacional
O principal objetivo é definir a direção da empresa, convergir os interesses, integrar as atividades e motivar toda a equipe para a construção do mesmo ideal. Por isso, ela é muito mais importante do que se tem valorizado.
Ter clareza do propósito do seu negócio, o que ele representa para a sociedade, o seu legado no futuro e o seu caráter perante os relacionamentos com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores impactam diretamente os resultados gerados.
Imagine que você deseja fazer um passeio e é convidado para entrar em um navio, sem saber o seu destino, as condições da viagem, a qualidade dos serviços oferecidos, o comprometimento da equipe com a segurança e o que ela valoriza e acredita. Como você se sentiria? Teria coragem de embarcar? Os clientes também se sentem confusos e inseguros nas empresas que não deixam clara a sua identidade.
Vamos a breves definições:
Ao definir a Missão da sua empresa, em vez de se concentrar nos produtos (mercadorias ou serviços), pense nos benefícios que eles prometem.
Ela deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos com benefícios cada vez melhores para o público. Deve, também, ser curta para que seja lembrada, vivenciada e exemplificada por todos os envolvidos com o negócio.
Quando bem compreendida, a missão se transforma num mantra, crença que orientará as ações diárias da empresa. Ganhar dinheiro, definitivamente, não é propósito, mas recompensa pelo trabalho bem feito em busca de sua realização.
Para definir a Visão, analise a que patamar você gostaria que a sua empresa chegasse ao final de um período de 3 ou 5 anos, por exemplo. Estabeleça um objetivo a ser alcançado, de preferência mensurando o resultado pretendido. Ela também deve ser desafiadora para a administração e equipe.
Por fim, para orientar os comportamentos da organização, defina os seus Valores. Por quais atitudes a empresa deve ser reconhecida pelo mercado em que atua?
Seguindo essas orientações, é hora de exercitar. Não adie mais a construção desses pilares fundamentais, que sustentam a estratégia que o seu negócio precisa para aumentar os resultados com sustentabilidade e consistência. E lembre-se de que depois de definida e bem compreendida a identidade organizacional pelos gestores é o momento de compartilharem com a equipe e seus clientes para que sejam efetivadas.
Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas, que as responderemos nesta coluna.
Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br