Na cromoterapia, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa. É considerada um tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo que cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.
A cor azul é a primeira cor fria, que é mais sutil e trabalha as emoções e os sentimentos, traz calma, relaxa a mente e consequentemente o corpo, permitindo-nos ter contato com nossa essência, com o nosso “eu” mais íntimo, nos ajudando a resgatar nossa fé; auxilia na purificação e limpeza das impurezas do organismo. Esta cor; atua diretamente no Chakra Laríngeo, localizado na altura da garganta, que facilita a verbalização e a expressão, ou seja, nos impulsiona para falar tudo que sentimos ou nos incomoda e atrapalha. Sendo assim, todas as vezes que sentir necessidade de trabalhar a energia da comunicação na sua vida, faça um trabalho diário de visualização criativa do azul neste Chakra.
As pessoas que gostam muito do azul ou costumam usá-lo em excesso no dia a dia tendem a ser mais emotivas, carinhosas, prestativas, doadoras, intuitivas e preocupadas em ajudar os outros, sentindo-se realizadas com isso, mas muitas vezes esquecendo de si próprias. No lado negativo, isso pode gerar um pouco de carência, baixa autoestima e dificuldade em dizer “não”, afinal, tudo em excesso pode ser prejudicial. Já quem nunca faz uso da cor pode apresentar dificuldade de envolvimento, entrega e dedicação. Por isso esta cor deve ser usada com equilíbrio no cotidiano. Já no que diz respeito aos ambientes, a cor pode ser utilizada nas recepções de empresas, por exemplo, para trazer um clima agradável e aconchegante aos lugares que recebem visitantes. O azul ameniza o tempo de espera, evitando que a pessoa se irrite pela demora em ser atendida. Em casa, o mais indicado é usar a cor nos quartos de dormir, pois ela relaxa, acalma, traz tranquilidade, enfatiza um sono tranquilo e restaurador. É excelente para quem sofre de insônia ou acorda muitas vezes à noite e demora para voltar a dormir. Quando você precisar fazer uma apresentação ou participar de uma reunião de negócios na qual precisa falar e se expor, a cor ajuda a trazer envolvimento e aproximação com o grupo e, ao mesmo tempo, ameniza o nervosismo e a ansiedade. Nesses casos, abuse de peças no tom.
No entanto, vale lembrar que a cromoterapia não substitui os métodos convencionais - apenas funciona como um complemento para que os resultados positivos cheguem de forma mais rápida.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências