Normalmente, os negócios são iniciados pela idealização de uma ou mais pessoas que se unem por acreditar que empreender num determinado ramo de atividade pode dar certo, afinal, tem muita gente se dando bem. Fazem alguns cálculos, analisam a atuação de um ou outro concorrente e iniciam o negócio.
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Cerca de 70% dos brasileiros têm ou desejam ter um negócio próprio. O problema é que a maioria não tem perspectiva do mercado e acaba se aventurando numa operação desconhecida. Essa é a razão do alto índice de fechamento precoce das empresas. Faltam conhecimento, planejamento e gestão para as iniciativas progredirem e gerarem renda e oportunidades. O lema é se organizar para crescer, mas até grandes empresas enfrentam inúmeras dificuldades por terem seguido outro sentido.
Desde o início da nossa jornada, focada em apoiar empresários, temos promovido a cultura do Planejamento Estratégico, incentivando-os a sua elaboração para clareza geral a respeito dos seus negócios, através da definição da filosofia organizacional, objetivos gerais, metas e ações para sua estruturação, sustentabilidade e crescimento. O nosso desafio é imenso.
COMEÇANDO O PLANEJAMENTO
Comece se organizando e consiga algum tempo para se dedicar à elaboração da estratégia da sua empresa. Em seguida, registre o seu modelo de negócio na tradicional ferramenta “Canvas”, composta por 9 blocos, cujas informações o auxiliarão na elaboração do plano.
Complementando o levantamento de informações, utilize a ferramenta “SWOT” para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, fatores que afetam os ambientes interno e externo em que o seu negócio está inserido.
Defina a identidade ou filosofia organizacional da empresa, começando pela “missão”, que é a sua razão de existir, o propósito, que motiva você e a sua equipe a trabalharem pela causa e, em seguida, informe a “visão” a ser alcançada conforme estabelecido e os “valores”, que traduzem o caráter da sua empresa.
QUAIS OS OBJETIVOS?
Todo negócio precisa estabelecer e divulgar internamente os seus objetivos para promover a convergência dos esforços de toda equipe. Dentre eles, considere a qualificação do time, o aperfeiçoamento dos processos internos, a conquista do mercado e a evolução dos resultados financeiros. Baseado nessas definições, crie os indicadores ou metas, para cada objetivo definido, pois elas nortearão as ações a serem desenvolvidas pela equipe.
COMO ALCANÇAR AS METAS?
Para organizar as atividades a serem realizadas, é necessário elaborar o “Plano de Ações” que viabilizará o alcance de cada meta, prevendo o que precisa ser feito, quem fará, quando será realizada a ação etc., de modo que durante a sua execução seja possível acompanhar as etapas do andamento e os resultados obtidos.
Como qualquer grande construção, o sucesso do seu negócio depende de um projeto bem pensado, arquitetado e preparado. Conte com os nossos “engenheiros” empresariais e coloque a sua empresa no topo. Agende um bate-papo gratuito conosco! Acesse www.idecorp.com.br/agendamento.
Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas da sua empresa.
Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br