COVID-19

Paraíso se aproxima dos 200 casos confirmados de coronavírus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-08-2020 01:49 | 2713
Foto: Reprodução

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso nesta quinta-feira (6/8), informa que o município tem 193 pessoas que testaram positivo para Covid-19.  A manter a tendência das notificações dos últimos dias as confirmações podem alcançar os 200 casos até sábado (8/8). Também revela a existência de 13 pessoas que estão hospitalizadas, ocupando leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Misericórdia.

Dos 193 casos confirmados até o momento no município, desde o início da pandemia, 152 pessoas já se recuperaram. O boletim aponta que há 36 pessoas em isolamento domiciliar, uma internação hospitalar, além de quatro casos que vieram a óbito conforme confirmações por exames laboratoriais. Paraíso tem ainda 157 casos descartados, sendo que deste total 146 estão recuperados. Também 11 casos de óbitos foram investigados e acabaram sendo descartados para coronavírus através de exames.

Com 13 leitos ocupados na Santa Casa, sendo sete de enfermaria, o que corresponde 14,89% da capacidade, há ainda outras seis na UTI Covid. Neste caso, o número representa 30% do total de vagas disponíveis. Entre os pacientes internados dois paraisenses estão na enfermaria e cinco na UTI. Os demais, são cinco na enfermaria e uma pessoa na ala intensiva procedentes de outras cidades.

Desde o início da pandemia em março o município levou pouco cerca de quatro meses para alcançar as primeiras 100 pessoas que testaram positivo. Desde o início de julho as infecções alcançaram uma velocidade intensa tendo aumentado consideravelmente nas últimas semanas os números de pessoas contaminadas.

Tendência à estabilização
Com relação ao cenário da covid-19 em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) informa que o estado segue em fase de platô, com tendência à estabilização de casos. Segundo os dados analisados diariamente, ainda é cedo para falar em queda efetiva nos números relacionados à doença. As projeções anteriores mostravam que os mineiros poderiam ter um número maior de casos entre meados de julho e de agosto, configurando o pico da covid-19 no estado.

Diante deste quadro que se confirma com a elevação do número de casos nas últimas semanas, foram desenvolvidas ações para evitar essa ocorrência. Um dos exemplos vem das reuniões realizadas com as prefeituras e a sugestão para que os municípios com mais flexibilização retrocedessem na abertura e retomada das atividades. De acordo com levantamentos divulgados Minas continuará por mais alguns dias com a atual projeção, que sugere a manutenção do atual estágio até que os números comecem a cair.

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que coordena os trabalhos realizados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes Covid-19) em Minas Gerais informa que o estado possui 142.828 casos confirmados. Também existem 27.723 casos em acompanhamento, 111.801 recuperados e 3.304 óbitos registrados no Estado. Outras informações sobre o enfrentamento ao coronavírus, peças gráficas, estratégias e orientações podem ser consultadas em www.coronavirus.saude.mg.gov.br.