COVID-19

CORONAVÍRUS: Paraíso registra 200 casos confirmados, mas maioria já se recuperou

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 07-08-2020 18:15 | 1745
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso chegou nesta sexta-feira (7/8) a 200 casos confirmados da Covid-19, entretanto 162 casos são pacientes já recuperados. Nesta semana, entre os dias 3 e 7, foram registrados 27 novos casos da doença, além de 10 novos casos registrados entre sábado (1/8) e segunda-feira (3/8), totalizando assim 37 novos casos no início de agosto.

Conforme o boletim epidemiológico dos casos confirmados, 162 já se recuperaram. Entre os casos positivos, 33 ainda estão sendo mantidos em isolamento domiciliar, além de 256 casos que também estão em isolamento por ter apresentado sintomas suspeitos, mas não chegaram a ser testados. Um paciente está internado na Santa Casa. Há ainda quatro óbitos que foram ocasionados por complicações da Covid-19.

Até o momento foram notificados em Paraíso 1.501 casos suspeitos do coronavírus. Os números ainda apontam que 161 casos foram descartados, entre eles 11 óbitos suspeitos de terem sido ocasionados por complicações da doença.

Em relação à taxa de ocupação dos leitos de enfermaria, há atualmente seis pacientes internados, entre eles dois paraisenses e quatro pacientes da microrregião, representando uma taxa de ocupação de 12,76%. Já na UTI há quatro pacientes internados, entre eles três paraisenses e um da microrregião, representando uma taxa de ocupação de 20%.

OS NÚMEROS
Julho, que começou com 52 confirmações da doença e se encerrou com 166 casos, apresentou na primeira semana, entre os dias 1 e 4 de julho, dois novos casos na doença. Na semana seguinte, entre os dias 6 e 11 de julho, foram 4 novas confirmações. Já na terceira semana, entre os dias 13 e 18 de julho, o município teve o recorde de confirmações: 36 novos casos da doença.

Entre os dias 20 a 25 de julho, foram 33 novos casos e, fechando o mês, entre os dias 27 e 31 de julho, foram 16 casos, menos da metade do que foi registrado na semana anterior. Entretanto, agosto iniciou-se com um aumento considerável em relação a última semana de julho, ou seja, 37 novos casos da doença.

A expectativa, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), é que o estado segue em fase de platô, ou seja, com tendência à estabilização de casos positivos, mas ainda é cedo para se falar em queda de confirmações da doença, tendo em vista o salto registrado entre o final de julho e começo de agosto. Todavia, as projeções é que o estado experimentaria entre julho e agosto um aumento da covid-19, ao que os especialistas chamam de pico da doença.

REGIÃO
Conforme dados divulgados pelos últimos boletins epidemiológicos na região, Monte Santo de Minas soma 31 casos, dos quais 14 já estão recuperados e 13 seguem isolamento domiciliar. Há ainda dois pacientes internados que estão sendo investigados, sendo um deles internado na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso e outro na Santa Casa de Monte Santo de Minas. Foram notificados no município 272 casos suspeitos.

Em Itamogi, situação seguia estável, mas nesta sexta-feira (7/8) confirmou-se mais um caso, chegando a sete positivos, dos quais quatro já se recuperam e dois seguem em isolamento domiciliar. No total, o município registrou 59 casos suspeitos, dos quais 47 já passaram pelo isolamento, dois ainda estão sob observação e três óbitos suspeitos de terem sido ocasionado pelo coronavírus foram descartados.

Em São Tomás de Aquino, que já se confirmou 14 casos da doença, entre eles um óbito ocasionado por complicações da Covid-19, notificou até último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do município 165 casos suspeitos. Dos confirmados, nove pacientes eram assintomáticos e cinco apresentaram sintomas. Além disto 12 já estão curados e um paciente está sendo mantido em isolamento.

Em Jacuí, que teve o primeiro caso confirmado há cerca de duas semanas, depois confirmou-se mais dois casos positivos da doença, foram notificados até último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do município ao menos  61 casos suspeitos da doença, dos quais 15 estão em isolamento domiciliar, e 43 foram descartados, além de dois óbitos que também verificou-se não foram ocasionados por coronavírus.

MINAS GERAIS
Minas Gerais alcançou nesta sexta-feira (7/8) a marca de 147.323 casos positivos de coronavírus em todo o Estado. Deste número, 115.582 casos já se recuperam, mas 28.360 estão em tratamento. Todavia, 3.381 pacientes não resistiram às complicações da doença e vieram a falecer. Ainda, de acordo com dados divulgados pela São 16.038 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e a letalidade da doença é de 2,1%.