CAPTAÇÃO ÓRGÃOS

Santa Casa de Paraíso realiza captação de órgãos mesmo durante a pandemia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 21-08-2020 13:51 | 7815
Foto: Paulo Henrique Delfante

Equipes de captação de órgãos do MG Transplantes e da Santa Casa de Misericórdia, realizaram mais um procedimento de coleta, em São Sebastião do Paraíso. Segundo informações o doador é um jovem de 19 anos natural de São Tomás de Aquino que envolveu-se em acidente,  perdeu a vida e os familiares teriam concordado com a doação. Pelo menos duas aeronaves chegaram na noite de quinta-feira (20/8), na cidade trazendo os integrantes da equipe médica que atuou na captação.

A Santa Casa organizou uma ampla estrutura física para receber a equipe e mobilizou a participação de vários profissionais. O procedimento começou desde a manhã de quinta-feira,17 através da Comissão Interna de Captação de Órgãos (CIDOT). O núcleo é chefiado pelo médico Tarcísio Simão Oliveira e pelo enfermeiro Mauro Cesar Martoni, conta com o apoio do diretor técnico Luciano Costantini e pela diretora clínica, Rachel Costantini que atuou junto em contato com a família na realização dos protocolos necessários.

De acordo com informações obtidas pela reportagem junto a Assessoria de Comunicação da Santa Casa, foi recebida no hospital uma equipe médica de Belo Horizonte do MG Transplantes. O grupo era composto por duas médicas e duas enfermeiras que se juntaram aos profissionais locais para os trabalhos de captação para a destinação dos órgãos. A equipe chegou a Paraíso por volta das 22 horas e retornou à capital às 3 horas da madrugada de sexta (21/8). 

Com a doação foi possível realizar a captação de vários órgãos como córneas, rins, fígado e pâncreas. Conforme informações um dos rins foi levado para a Santa Casa de Passos, e outro para Belo Horizonte. Já os demais órgãos foram encaminhados para outros centros de transplantes, sendo o fígado endereçado a um paciente, no Rio de Janeiro, enquanto que as córneas, pâncreas e baço foram levadas para Belo Horizonte.

Durante a noite de quinta-feira,20 e madrugada de sexta-feira,21, no Aeroporto Regional Joaquim Montans Júnior, foram recebidos dois aviões que trouxeram os integrantes da equipe médica que ajudou na coleta e transporte dos órgãos recolhidos e que foram doados. Uma das aeronaves pertence ao Comando de Aviação do Estado (Comave) da Polícia Militar de Minas Gerais, e na madrugada chegou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Os contatos entre o hospital e as equipes da MG Transplantes, foram iniciados na quinta-feira, o que acabou por mobilizar a organização de todo o aparato para este tipo de operação.