O atleta Valdete Lourenço Barbosa, 70 anos, foi o segundo colocado em sua categoria (acima de 66 anos), na 64.ª Corrida de São Silvestre de Pratápolis, realizada na manhã de domingo (27/12). Em 2019 ele também obteve a mesma classificação.
O percurso da prova são sete quilômetros, trajeto difícil com subidas e descidas. Valdete fez em 43 minutos, debaixo de chuva fina. “Gostaria de ter comemorado meu aniversário, em junho, na Volta à Pampulha, em Belo Horizonte”, mas por conta da pandemia, não foi possível, então comemorei domingo passado, em Pratápolis, e estou muito feliz”.
Funcionário público municipal em São Sebastião do Paraíso, “Seu” Valdete é natural de Salinas, Norte do Estado, mas se considera paraisense, aonde chegou em 1980.
O interesse pela prática esportiva surgiu em seu local de trabalho. Ele foi aprovado em concurso como jardineiro, função que passou a exercer na Arena João Mambrini, onde diariamente presenciava treinos de atletismo. Começou a correr, e conforme conta, foi incentivado pelo então secretário municipal de Esporte, Tomás Martins. E não parou mais.