O primeiro boletim epidemiológico da semana divulgado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso aponta que a cidade está com 2.073 casos positivos. Também foi atualizado as situações de óbitos, que tiveram mais duas ocorrências em função da doença e agora somam 66 mortes. Mesmo com as dificuldades enfrentadas Paraíso apresenta-se como modelo no tratamento de pacientes com sintomas leves e nesta segunda-feira,18, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, veio conhecer como é o funcionamento do Centro do Covid, implantado pelo prefeito local, Marcelo Morais, na semana passada.
De acordo com o balanço apresentado durante o final de semana, foram contabilizados 46 novos casos confirmados da doença. Com isso o total de pessoas que testaram positivo para o Covid, já alcança a casa de 2.073 casos. Ao todo, desde quando começou a pandemia Paraíso já realizou 7.559 notificações. Com mais duas ocorrências de mortes registradas, agora a soma é de 66 pessoas que morreram por complicações da doença.
O boletim ainda informa a existência de 27 pessoas em internação hospitalar e 31 que se encontram em isolamento domiciliar, sendo monitoradas. Ainda existem 924 casos que foram descartados, além de 1.949 pessoas que apresentaram sintomas da doença e se recuperaram.
Um detalhe que chama a atenção é a taxa de ocupação da UTI Covid, que voltou a ficar superlotada, mesmo com o aumento de 10 leitos realizados pela Santa Casa de Misericórdia. Dos 20 leitos disponibilizados, todos estão ocupados, sendo 13 paraisenses e 7 de outras cidades da microrregião. Já a Enfermaria está com mais de 72% de sua capacidade ocupada, ou seja, 34 dos 47 leitos disponíveis.
Visita
No início da tarde de segunda-feira,18, o prefeito Marcelo Morais, recepcionou o prefeito de Passos, Diego Oliveira e sua equipe técnica. Eles vieram conhecer o modelo de funcionamento da Central Covid-19, instalada no Ambulatório Municipal e que desde a semana passada está funcionando 24 horas por dia. O local foi readequado para receber e tratar os pacientes com sintomas leves e desafogar o fluxo na Santa Casa.
Conforme o prefeito de Passos, o intuito é criar uma Central Covid naquele município nos mesmos moldes de Paraíso. Ele destacou que lá a UTI Covid já está com lotação máxima, e a enfermaria já se aproxima dos 80% de ocupação. “Precisamos arrumar mecanismo para controlar a situação e dar uma resposta à população”, apontou.
Diego ainda destacou que as ações que têm sido tomadas pelo município de Paraíso têm repercutido bastante em Passos. “Eu e o prefeito Marcelo procuramos andar na mesma linha, principalmente, para frear esses números referentes à Covid. O nosso intuito e fazer a implantação dessa Central até sexta-feira desta semana”, completou.