Incluir os doadores de sangue nas filas de atendimentos prioritários em estabelecimentos comerciais e instituições financeiras é a proposta de um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal.
O cidadão precisa apresentar comprovante de doação nos últimos 120 dias. Esse direito já é garantido para pessoas portadoras de deficiência física, idosos, gestantes, lactantes e inscritas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea - REDOME. O projeto está em análise nas comissões da Casa.
A proposta é do vereador Antonio Picirilo.”É um meio que encontrei de incentivar os doadores quando for instalado o posto de coleta de sangue no município, considerando que no país temos carência de sangue em todos os lugares”, argumentou o vereador.
Em Plenário, Maria Aparecida Cerize e José Luiz das Graças pontuaram que esse projeto precisa ser avaliado. “Sou uma doadora saudável de 40 anos e vou poder estar numa fila prioritária para ser atendida ao invés de um autista, de um idoso, um cadeirante...”, disse a vereadora.
(Ascom CM SSP)