Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal); é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. Não se trata de uma terapia holística e/ou alternativa, mas existem muitas interpretações errôneas sobre a diferença entre fitoterapia e plantas medicinais. Um medicamento fitoterápico, já passou por um processo da “retirada” do extrato; aonde encontra-se uma grande concentração de fitoquímicos que estão presentes na planta; já a planta medicinal, é utilizada in natura, ou seja, fresca ou seca, sem processamento químico, podendo ser a planta inteira ou partes dela.
Então; como funciona a fitoterapia? Muitas plantas, produzem substâncias naturais para o seu próprio crescimento e desenvolvimento e, acabam por produzir compostos ativos que apresentam efeitos terapêuticos para o nosso corpo. A partir do momento que essas substâncias são evidenciadas e estudas, podem ser transformadas em medicamentos fitoterápicos, podendo ser manipulados ou industrializados. Ressaltando que, estes compostos bioativos passam por um processo de análise para garantir o seu uso adequado e seguro.
Já os benefícios de um medicamento fitoterápico estão relacionados a redução dos efeitos colaterais, bem como a sua composição natural, podendo ajudar a melhorar a saúde; pode-se citar: a estimulação do sistema imunológico contra o excesso de radiais livres, a redução da oxidação celular que aceleram o envelhecimento celular, a redução do processo inflamatório entre diversos benefícios. Podemos destacar o CAFÉ; pois os fitoquímicos do café, incluem os ácidos clorogênicos e a cafeína que são substâncias antioxidantes, exercendo um efeito protetor do DNA contra o estresse oxidativo. Já o CACAU, além das substância antioxidantes, auxilia na sensação de prazer e bem-estar através do estímulo da produção de serotonina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade.
Não confunda “medicamento fitoterápico” com “planta medicinal”, mas se beneficie de suas propriedades que, se associadas as terapias holísticas podem ajuda-los nestes momentos de incertezas e inseguranças frente a pandemia que estamos vivenciando.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências