UTI COVID

Com taxa de ocupação de 35% na UTI Covid Paraíso debate transferências de pacientes

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 09-03-2021 09:36 | 928
Reunião entre prefeitos da região ocorreu no fim de semana quando foi debatida a situação dos pacientes da região
Reunião entre prefeitos da região ocorreu no fim de semana quando foi debatida a situação dos pacientes da região Foto: Bryan Felipe

São Sebastião do Paraíso está conseguindo manter índices positivos em relação a internação de pacientes nos últimos dias com indicadores diferentes aos registrados em outras cidades, que apresentam superlotação e até falta de vagas. Com taxa de ocupação na UTI Covid em torno de 35% no Boletim Epidemiológico desta segunda-feira,8, o Município vem chamando atenção do Estado que até solicitou a possibilidade de a Santa Casa local pudesse receber pacientes de outras regiões.

No sábado, 6, Paraíso não registrou nenhum caso novo confirmado, mantendo o total de 2.890 e apenas duas notificações novas elevando a soma deste item para 9.499. No mesmo dia o prefeito Marcelo Morais se reuniu com representantes das secretarias de Saúde dos municípios da microrregião quando foi tratada da intenção do Estado de remanejar pacientes com Covid da Santa Casa de Paraíso para Passos. A medida possibilitaria a abertura de vagas para atender pacientes das regiões que estão na chamada “Onda Roxa” do programa Minas Consciente.

Durante a reunião o prefeito Marcelo Morais apresentou gráficos com dados da Covid no município desde o início de 2021. Os indicadores apontaram picos de casos confirmados e óbitos, ocorrido em meados de janeiro, devido às festas de Natal e Ano Novo, até as quedas nos índices de contaminação, graças às ações realizadas pela nova Administração Municipal.

A proposta de transferência de pacientes já havia sido descartada inicialmente. O prefeito pregou a união do grupo e disse também que a reunião serve para que esses municípios demonstrem que, mesmo com as quedas nos índices de contaminação pelo novo coronavírus, devem continuar trabalhando com firmeza, fiscalizando a população e o comércio com rigor para que não entrem na "onda roxa" e consigam coibir a chegada da nova cepa da doença em suas respectivas cidades.

No boletim divulgado pela Prefeitura de Paraíso nesta segunda-feira,8, a cidade estava com 9.543 notificações, sendo que 44 delas foram registradas neste dia. Com 25 novos casos confirmado o total deste item subiu para 2.915. Também é apontado que são 2.788 pessoas que já se recuperaram da doença. Outro indicador revela que são 11 pacientes internados com diagnóstico confirmado, além de 18 pessoas confirmadas em isolamento domiciliar.

Em relação a óbito ma cidade por complicações de Covid 19 não houve registro no final de semana e a quantidade de pessoas falecidas está em 98. Os casos de mortes que foram descartadas através de exames laboratoriais chegam a 52 e no momento não há nenhuma situação em investigação.

A taxa de internação hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso apresenta 40,42% de ocupação na Enfermaria. O valor representa que 19 dos 47 leitos disponibilizados, onde encontram 16 pacientes de Paraíso e três de cidades da região. Já a UTI Covid, está com 35% da sua capacidade sendo utilizada, sendo ocupados sete dos 20 leitos disponíveis. Entre os pacientes, quatro são de Paraíso e apenas três da microrregião.