ROXA

Governo de Minas lança Onda Roxa mais impositiva contra a Covid-19

Por: Redação | Categoria: Saúde | 06-03-2021 14:39 | 351
“Romeu Zema falou da criação das novas medidas para o combate ao aumento dos novos casos de Covid-19 em Minas
“Romeu Zema falou da criação das novas medidas para o combate ao aumento dos novos casos de Covid-19 em Minas Foto: Pedro Gontijo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou no meio da tarde desta quarta-feira,3, a criação da Onda Roxa dentro do plano Minas Consciente. A medida é mais restri-tiva e impositiva aos municípios das regiões atingidas e prevê a adoção do toque de recolher no período de 20h às 5h e abertura das atividades essenciais. São Sebastião do Paraíso que está na região Sudoeste de Minas que se encontra na Onda Amarela não foi atingida pelas decisões que devem ter duração de pelo menos 15 dias.

Inicialmente as medidas da Onda Roxa estão sendo ado-tadas nas regiões do Triângulo do Norte e Noroeste onde está sendo registrado o colapso regional do sistema de saúde. Nestas áreas segundo o governador houve até mesmo casos de transferências de pacientes para cidades polos. Já as regiões do Triângulo do Sul e Leste do Sul que se encontram na Onda Vermelha serão acompanhadas sistematicamente e poderão ser inclusas na nova fase caso os índices de contaminações e mortes pela Covid-19 continuem aumentando nestas áreas.

Durante coletiva de imprensa Romeu Zema citou que Minas Gerais está tomando medidas mais restritivas para enfrentar o quase colapso que o Estado está vivenciando. “Somos o estado do Sudeste com menor taxa de óbito, dobramos a quantidade de leitos de UTI e Enfermarias. Não tivemos desassistência em massa como em outros estados, mas se não tomarmos estas medidas duras em algumas regiões teremos sim o colapso. Não podemos perder o controle”, comenta.

Ele citou que tem havido dificuldades para a contratação de profissionais de saúde e quem está trabalhando está e exaustão, menciona o governador. “Desde o início da pandemia, atravessamos o oceano e agora com a vacina estamos a 500 metros da praia é importante esforçarmos ao máximo para atravessemos este momento e cheguemos a uma condição mais favorável”, completa.

A Onda Roxa é diferente das demais. “Ela não é opcional como as demais fases do Minas Consciente. A adesão é impositiva porque falamos do risco do colapso regional do sistema de saúde”, reforça Zema. Entre as medidas restritivas consta as relacionadas as atividades econômicas onde passam a funcionar apenas as atividades essenciais. A circulação de pessoas também será proibida no período de 20h às 5h, exceto para os casos essenciais ou no caso que a pessoas tenha uma justificativa. A duração das medidas será de 15 dias. “Espero que seja o suficiente. Estamos em constante observação e as decisões podem ser revisadas com entrada ou saída das regiões neste plano. Não temos outras opções, o caminho é este”, finaliza.