Depois de praticamente uma semana sem nenhuma ocorrência de morte, São Sebastião do Paraíso voltou a registrar um óbito por complicações de Covid-19 e agora soma 99 casos. Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira,10, também aponta para 45 novas notificações e 12 novos pacientes positivados. A taxa de internação hospitalar segue com tendência de alta e está próxima de 55% na Santa Casa de Misericórdia, situação que tem grado conversações entre representantes da Prefeitura e do Estado sobre transferências de pacientes.
Paraíso iria completar na quinta-feira,11, uma semana sem nenhum caso de óbito por coronavírus, mas o intervalo foi interrompido na quarta-feira,10. Não foram divulgados dados como a idade, sexo ou se a vítima já apresentava comorbidades. O 99º caso acontece no momento em que no Brasil e também em Minas Gerais os órgãos de saúde registram um aumento significativo de casos de internações e mortes ocasionados por complicações da Covid-19.
Ainda sobre o balanço apresentado, com as 45 novas ocorrências subiu para 9.640 a quantidade de notificações realizadas. Também com os 12 novos casos, subiu para 2.938 os casos de pessoas que testaram positivo para a doença.
Os casos confirmados em internação hospitalar totalizam 13 e os que estão em isolamento domiciliar confirmados são 24 registros. Os casos descartados são 1.665 e os óbitos descartados,52, não havendo nenhuma investigação sobre morte em andamento.
A quantidade de pacientes que já se recuperaram do coronavírus chega a 2.802. Os recuperados descartados são 1.613 e os casos de suspeitos monitorados em isolamento domiciliar totalizam 191 casos.
Na Santa Casa de Paraíso o índice de internação na Enfermaria é de 59,57%. O valor representa 28 dos 47 leitos disponíveis no setor ocupados. Entre os pacientes nesta ala estão 18 paraisenses e 10 oriundos de outras cidades. Já na UTI Covid, o percentual é de 55% de utilização, com 11 dos 20 leitos ocupados por seis pessoas de Paraíso e cinco de outras cidades da microrregião.
Transferências
Na tarde de quarta-feira,10, o prefeito Marcelo Morais e o vice-prefeito Daniel Tales, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Adelma Lúcia da Silva, se reuniram com representantes da Superintendência Regional de Saúde de Passos e de municípios da macrorregião. Na oportunidade foi debatido a proposta da Secretaria de Minas Gerais de transferir pacientes com covid-19 de municípios que estão na "onda roxa" do programa "Minas Consciente" e que estão sem leitos de UTI para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.
Na primeira reunião ocorrida no final de semana o prefeito Marcelo Morais não concordou com a proposta do Estado. Ele defende que sejam criados novos leitos na Santa Casa da cidade, sem que haja transferências dos paraisenses, mas que desta forma se crie possibilidade do município receber pacientes de outras localidades. A Prefeitura enfatiza que Paraíso é uma das únicas cidades de Minas Gerais indicadas à "onda verde" do programa, com quedas consideráveis nos índices de novos casos e mortes causadas pela doença, graças às ações tomadas pela Administração desde o início do ano.