SAMU AVANÇADO

Paraíso receberá Unidade de Suporte Avançado do SAMU

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 24-03-2021 18:21 | 1607
Cidade passará a contar com duas viaturas ampliando o atendimento do SAMU inclusive com uma USA
Cidade passará a contar com duas viaturas ampliando o atendimento do SAMU inclusive com uma USA Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas Gerais (CISSUL) assinaram nesta quarta-feira,24, em Brasília, um convênio para a implantação de 14 novas bases do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), na região. São Sebastião do Paraíso está entre as localidades contempladas e que será atendida com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) que possui um médico em sua equipe de atendimento. A expectativa é de que com o aumento na capacidade de atendimento seja beneficiada uma população estimada em cerca de 800 mil pessoas.

O Ministério da Saúde (MS) atendeu a um pedido feito pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), para a ampliação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região do Sul de Minas Gerais, que vai atender aproximadamente 800 mil mineiros. O reforço dos 14 veículos é elencado pelo senador como vital, principalmente neste momento é preciso minimizar com urgência os efeitos da pandemia da Covid-19.

As ambulâncias serão utilizadas como bases descentralizadas e, assim, poderão atender a um número maior de pessoas. Desse total, quatro delas são Unidades de Suporte Avançado (USA), também conhecidas como UTI móveis, para as cidades de Guaxupé, Boa Esperança, Extrema e São Sebastião do Paraíso. Outras dez ambulâncias são denominadas Unidades de Suporte Básico (USB) e vão atender os municípios de Alpinópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Heliodora, Itumirim, Monte Santo de Minas, Munhoz, além de Pedralva, Pouso Alto e São João da Mata.

Pacheco acolheu a demanda do então presidente do conselho diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL), o ex-prefeito de Andradas Rodrigo Lopes. O consórcio é o maior de saúde pública do Brasil e conta com 35 bases descentralizadas. Atualmente, são cerca de 2,6 milhões de habitantes atendidos em 153 municípios mineiros. No manifesto do grupo, havia sido descrito que os veículos iriam entrar imediatamente em operação para a melhora no tempo de resposta e na assistência da população.

De acordo com o presidente do Senado o consórcio tem beneficiado inúmeras pessoas e municípios de Minas Gerais no compartilhamento de serviços de saúde. "Esses equipamentos e investimentos são ainda mais essenciais nesse momento, de pandemia da Covid-19, em que precisamos com urgência de minimizar os efeitos da doença e salvar o maior número de vidas. Em Brasília, vamos continuar buscando verbas e empenhando todos os esforços para fortalecer o setor de saúde no Estado e atender os mineiros”, anunciou Rodrigo Pacheco. 

Parceria
O deputado federal Emidinho Madeira destacou a parceria com o senador Pacheco. “Em primeiro lugar e gente agradece a atenção do Senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, por esta parceira de extrema importância para melhorar o atendimento à saúde no Sul e Sudoeste de Minas. Não podemos deixar de agradecer também o governo federal pela rapidez na resposta e efetiva assinatura do convênio para a execução dos serviços o mais breve possível”, ressaltou.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde de Macro Regido do Sul de Minas Gerais – CISSUL / SAMU é o maior consórcio público de saúde do Brasil e administra o serviço SAMU/192 no Sul de Minas, possuindo 35 bases descentralizadas com 44 ambulâncias para atender 153 municípios e uma população estimada em mais de 2.600.000 habitantes. Com a implantação das 14 bases já aprovadas pelo Ministério da Saúde, serão beneficiados aproximadamente 800.000 habitantes.