Entre os desportistas mais queridos da cultura italiana estão certamente os irmãos Abbagnale, três irmãos originários de Pompeia, que dominaram a história do remo mundial, conseguindo inclusive derrotar aquele que é considerado o maior canoísta do mundo. História, o grande senhor Stephen Redgrave, durante as Olimpíadas de Seul em 1988.
Os irmãos Giuseppe e Carmine, com o histórico timoneiro Giuseppe Di Capua, dominaram a especialidade dos dois com, ganhando 2 ouros olímpicos e uma prata olímpica e sete campeonatos mundiais temperados com um bronze e duas pratas, um vencido por Carmine sozinho de lesão para seu irmão.
Já Agostino, o mais jovem dos três, por sua vez, conquistou duas medalhas de ouro olímpicas e mundiais na dupla quatro e uma olímpica na dupla duas às quais se soma uma prata na última disciplina e uma na oito, disciplinas na copa do mundo.
A dinastia certamente não parou, pelo contrário, o filho de Giuseppe, Vincenzo, depois de sempre triunfar em dois com um nível júnior, conquistou o título mundial em Chen-gou.
A final das Olimpíadas de 1988 em Seul continua sendo uma das mais emocionantes, também graças aos comentários incríveis e acalorados do grande Giampiero Galeazzi, ex-remador por sua vez.
Em nacqua estão as melhores armas, Itália, URSS, DDR, Bulgária, Romênia e, acima de tudo, os grandes favoritos Redgrave e Holmes.
Giuseppe sabe muito bem que correr com os ingleses seria suicídio e imediatamente decide estabelecer o ritmo em 36 tiros.
As outras armas são apanhadas desprevenidas e você está a 500 metros do barco azul e à frente dos britânicos.
A partir desse momento começa uma cavalgada solitária dos irmãos Abbagnale, com os anglo-saxões forçados a persegui-los.
Nos últimos 250 metros os ingleses tentam de tudo e forçam o ritmo mas acabam por ultrapassar, enquanto um DDR muito forte avança a dupla velocidade, mas já é tarde e para o ouro os jogos estão feitos, enquanto os ingleses , muito favoritos, eles têm que se contentar com o bronze.
Até hoje, a família Abbagnale é um monumento para cada italiano, incorporando aquelas características de determinação e espírito competitivo que tornam nossa nação grande.
MANOLO DAIUTO