A UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Misericórdia, de São Sebastião do Paraíso, destinada ao tratamento de pacientes com Covid-19 encerrou a semana com 70% de ocupação. O indicador é um dos melhores dos últimos dias para uma ala que há 15 dias chegou a ficar com mais de 100% de uso. Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, no início da noite de sexta-feira,30, ainda foram registrados neste dia 40 novas notificações e 17 novos casos de coronavírus.
Desde o início da semana que os índices de ocupação da UTI Covid vinham tendo oscilações para menor.
No meio de semana o local chegou a ficar na casa dos 80% e na sexta cravou em 70% um dos menores índices já registrados. Em função das novas variações da Covid a taxa de ocupação da ala tem sido maior nas últimas semanas, tendo em vista que os pacientes em tratamento estão ficando por mais tempo na fase de internação, o que interfere diretamente na taxa de utilização do espaço.
Dos 20 leitos disponibilizados 14 estavam sendo ocupados. Entre os pacientes, nove são moradores de Paraíso e cinco oriundos de cidades da região. Todos eles fazem tratamento através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Na Enfermaria, a situação também é de tranquilidade já que a taxa de ocupação é menor do que 50%. Dos 47 leitos disponibilizados, apenas 20 estavam ocupados, perfazendo 42,55% de utilização. Doze pessoas atendidas no local são paraisenses e oito das cidades da microrregião.
Durante todo o mês de abril em Paraíso foram registradas 1.129 notificações. Somente nesta sexta, o total foi de 40 novos registros elevando a soma do período para 11.938 ocorrências, enquanto que em 1 de abril, o volume era de 10.709 pessoas notificadas. Ainda deste dia foram contabilizados 17 novos casos elevando a soma para 3.751.
Também em 30 de abril não houve registro de óbito que manteve o total no mês de 36 ocorrências a maior média desde o início da pandemia. Desde o início do ano já foram computadas 109 mortes. O município ainda registra 56 casos de óbitos que foram descartados mediante exames laboratoriais e nenhum caso em investigação.
Ainda conforme o boletim apresentado, há 22 pessoas com diagnóstico de “confirmado” em internação hospitalar e 44 em isolamento domiciliar. No período de um mês, foram 502 pessoas que se recuperaram da doença e ao longo da pandemia já são 3.526 que se livraram do coronavírus.
Os casos descartados chegam a 2.469, enquanto que os recuperados descartados são 2.413 e por fim, são 268 pessoas que estão em isolamento domiciliar, sob monitoramento da equipe da vigilância.