Com 67 novos registros nesta segunda-feira, 3 de maio, São Sebastião do Paraíso ultrapassou a casa de 12 mil pessoas notificadas por Covid-19. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura no início da noite aponta para o total de 12.027 notificados, além da ocorrência de três óbitos desde o domingo e a segunda-feira. Outro indicativo de destaque é a taxa de ocupação na UTI Covid, na Santa Casa de Misericórdia que está em 60% de ocupação.
As notificações servem de parâmetro para analisar a evolução da doença junto à comunidade. Quanto mais pessoas testadasm maior o nível de confiança é que se tem em relação aos índices de contaminação e também possibilitam a tomada de decisões sobre tratamento e outras medidas junto a sociedade, como abertura de comércio e as demais atividades.
Além das 67 novas notificações, na segunda-feira foram registrados 22 novos casos confirmados, elevando o total de pessoas que já contraíram a Covid-19 para 3.778.
Houve a ocorrência de três novos casos de óbito por coronavírus. Desta forma o município paraisense mantém a média de pelo menos um registro por dia. O total já registrado desde o início da pandemia é de 162 óbitos. Também foram confirmados 56 casos de mortes que foram descartadas e de acordo com o boletim não há nenhuma situação sob investigação.
Aponta a existência de 28 pacientes confirmados em internação hospitalar, 31 em isolamento domiciliar, além de 236 casos de pessoas que como suspeitas estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar. O total de recuperados soma 3.557, enquanto que os recuperados descartados chegam a 2.420. Já os casos descartados são 2.476.
As duas alas que recebem pacientes com Covid-19, na Santa Casa de Misericórdia continuam com índices considerados satisfatórios. A Enfermaria COVID, está sendo utilizada em 57,44% de sua capacidade. Dos 47 leitos disponíveis, 27 estão ocupados por 17 paraisenses e 10 moradores de outras cidades.
A UTI Covid, está com 60% de utilização em relação a 20 leitos disponíveis. A ocupação é feita em 12 leitos, sendo que sete pacientes são de Paraíso e cinco de cidades da região. Em ambas as situações os números mencionados referem-se a pacientes que são tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).