CORONAV´RIUS

UTI Covid mantém média na taxa de ocupação de 65% na semana

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 07-05-2021 19:24 | 604
Foto: Reprodução

Durante os cinco dias da semana a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, destinada ao atendimento de pacientes da Covid-19, manteve a média de 65% na sua taxa de ocupação. O índice é mais confortável do que vinha sendo registrado há cerca de um mês quando o espaço chegou a registrar vários dias com mais de 100%. Ainda da sexta-feira,7, houve registro de mais um óbito elevando o total para 167 pessoas que não resistiram a luta contra a doença.

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde de sexta-feira,7, Paraíso registrou mais 45 novas notificações de pessoas que testaram positivo para o coronavírus. Com isso o total foi elevado para 12.317 ocorrências. Entre os confirmados, surgiram 24 novos casos e a soma agora é de 3.857 registros. Ainda constam 24 pacientes em internação hospitalar com diagnóstico confirmado, além de 46 que têm a mesma confirmação, mas que apresentam sintomas leves da doença e encontram-se em isolamento domiciliar.

Ao longo da semana foram registradas oito mortes em cinco dias, sendo que o último caso foi anunciado na sexta-feira, elevando o total de óbitos para 167. Em relação as mortes descartadas a soma está em 56 registros e não há nenhuma situação sob investigação.

São 3.620 pessoas que contraíram a doença e já se recuperaram. Há também 2.552 casos descartados, 2.496 recuperados descartados, além de 348 casos de pessoas apresentadas como suspeitas e que estão isoladas, em suas respectivas residências sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância em Saúde.

A taxa de ocupação hospitalar que apresenta estabilidade é um dos indicadores mais favoráveis dos últimos dias. Ao todo são 48 pessoas hospitalizadas e atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa. Deste total 25 pessoas são de Paraíso e 21 oriundos de cidades da região.

Na Enfermaria o índice de ocupação estava em 74,46% na sexta-feira. Dos 47 leitos disponíveis, 35 estão ocupados. Já na UTI Covid, o índice era de 65% de ocupação. Dos 20 leitos disponibilizados, 13 estão ocupados e há sete livres. Há cerca e um mês a mesma ala chegou a registrar ocupação de 105 e 110% em dias diferentes.

Uma das preocupações dos médicos é de que em função das novas variantes, os pacientes em estado mais grave da doença fiquem mais tempo hospitalizados e levem mais tempo para se recuperarem, situação que pode comprometer a disponibilidade de vagas. Ainda assim os números estão estáveis e estão se mantendo em patamares aceitáveis diante do quadro de pandemia.