POLEPOSITION

Louvável gentileza 

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 09-05-2021 09:11 | 949
Romain Grosjean na fábrica da Mercedes experimentando o cockpit do carro de 2019
Romain Grosjean na fábrica da Mercedes experimentando o cockpit do carro de 2019 Foto: Mercedes / Divulgação

O ambiente frenético, frio e competitivo da F1 não é de camaradagens como alguém possa pensar, mas vez ou outra surge uma boa ação digna de aplausos. Uma dessas, veio nesta semana com a confirmação de um teste que a Mercedes dará a Romain Grosjean.

Tudo começou quando o francês ainda estava no hospital tratando as queimaduras nas mãos e disse que não queria que a imagem do terrível acidente que sofreu no Bahrein, que por milagre conseguiu sair vivo dos destroços do carro em chamas, fosse a última lembrança que guardaria de sua passagem pela F1.

A declaração chamou atenção do chefe da Mercedes, Toto Wolff, que prometeu um teste como despedida ao ex-piloto da Haas que, independente do acidente, já estava de saída da F1, e o piloto que meses depois acabou as-sinando com a Dale Coyne para correr na F-Indy, não sabia naquele momento o que faria da vida.

Toto cumpriu o que havia prometido, e Grosjean dará voltas de demonstração com o carro de 2019 da Mercedes no final de semana do GP da França diante de seu público, e depois fará um dia inteiro de testes com a equipe na mesma pista.

O semblante do piloto de 35 anos, 180 GPs disputados, que se desculpou com a esposa e os três filhos por terem sofrido aqueles intermináveis 3 minutos em que pensaram que o marido/pai havia morrido, era contagiante quando visitou a fábrica da Mercedes para provar o macacão e o banco do modelo W10 que vai guiar no Circuito de Paul Ricard.

Mas o teste de Grosjean será apenas no final de junho, e neste final de semana a F1 está acampada no Circuito de Montmeló, também conhecido como Circuito da Catalunha, para o GP da Espanha.

O Circuito é um dos mais técnicos do calendário, que este ano ficou 20 metros mais extenso (4.675m), com 18 curvas de todos os tipos, e difícil de ultrapassar. O traçado não é segredo para nenhum piloto ou equipe por ser a pista onde sempre são realizados os testes de pré-temporada. A exceção foi este ano em que as atividades foram transferidas para o Bahrein, para evitar transtornos por conta da pandemia, já que a primeira corrida do campeonato seria disputada na mesma pista do pequeno país do Golfo Pérsico.

Apesar das dificuldades de ultrapassar, o que nem sempre coloca essa corrida entre as melhores do ano, o GP da Espanha, nos dará mais elementos para analisar os próximos capítulos da disputa entre Lewis Hamilton X Max Verstappen, e quem tem, de fato, o melhor carro da temporada: Mercedes ou Red Bull?.

Até aqui está 2 X 1 para Hamilton com a vitória no GP de Portugal em que a Red Bull sofreu mais com a falta de aderência da pista, ao ponto de Verstappen dizer que havia perdido o prazer de pilotar com a baixa aderência do asfalto.

Mas a corrida de amanhã não se resume apenas à disputa entre líder e vice-líder do campeonato, ou Mercedes e Red Bull. Há mais para observar, como a disputa interessante entre McLaren e Ferrari, com a Alpine tentando se aproximar dessa briga pela terceira força do Mundial, assim como a reação de Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel e Fernando Alonso diante das dificuldades que vêm tendo em acompanhar o ritmo de seus companheiros de equipe. 

Este será o 51º GP da Espanha, o 30º no Circuito da Catalunha, dos quais 23 foram vencidos por quem largou da pole. E Hamilton tentará hoje a histórica marca de 100 pole positions; E se vencer, ele empata as 6 vitórias de Michael Schumacher na Espanha, e muito mais do que isso, ficará apenas duas da inimaginável 100ª vitória na F1. 

A data é apenas comemorativa, porque o dia delas são todos os de nossas vidas. Parabéns a todas as mães, e um beijo no coração da minha querida dona Dora. Te amo, mãe!