KIT INTUBAÇÃO

SES/MG anuncia o repasse do ‘kit de intubação’ para SC em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 12-05-2021 00:29 | 450
O monitoramento dos estoques de kits intubação é feito semanalmente nos hospitais
O monitoramento dos estoques de kits intubação é feito semanalmente nos hospitais Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que já disponibilizou para 149 unidades hospitalares mais um quantitativo de medicamentos do kit intubação para atender às instituições que se encontram em níveis considerados críticos.

As 123.031 unidades de fármacos são compostas por cistracúrio, atracúrio, brometo de rocurônio, propofol suficientes para três dias. A Santa Casa de Misericórdia em São Sebastião do Paraíso é um dos hospitais contemplados.

A secretaria também disponibilizará 102.800 unidades de fentanil para o atendimento de pelo menos dez dias. Todos são itens essenciais à sedação dos pacientes em tratamento de covid-19. Os sedativos e bloqueadores neuromusculares conhecidos como kit intubação, são fundamentais para grande parte dos pacientes internados nas UTIs por conta da covid-19. O estado vem atuando para que a alta demanda, no mercado, por medicamentos essenciais à sedação não afete a assistência aos pacientes com covid-19.

Para a região, foram enviados 4.563,6 medicamentos. Além de Paraíso, os hospitais de municípios como Alfenas, Passos e Poços de Caldas também receberam os kits enviados pelo Estado. Ao todo para o Sul de Minas foram enviados 4,5 mil medicamentos.

A intubação é um procedimento que visa preservar a respiração do paciente durante tratamentos que exigem sedação, ou em casos graves de complicação respiratória, como casos graves de covid-19. A intubação traqueal é feita com a inserção de um tubo - pelo nariz ou boca - até a traqueia, onde ficará instalada a ventilação mecânica pulmonar para estabilizar o quadro de falência respiratória causada pelo novo coronavírus.

Conhecidos como kit intubação, os bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos são medicamentos disponibilizados para instituições que tiveram aumento abrupto de consumo e que estão com quantidade reduzida de acordo com os estoques disponíveis.  O kit é formado por conjunto de medicamentos, utilizados para sedar o paciente e evitar que ele sinta dor enquanto é feita a intubação, procedimento que auxilia na respiração por meio de um tubo introduzido pela garganta. Embora o número de medicamentos que componham o kit seja variável, dependendo do quadro clínico de cada paciente, a administração deve ser conjunta.

A SES-MG confirma também que juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos estoques dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.

Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à Secretaria sobre o quantitativo de estoques de medicamentos e insumos disponíveis. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque.