Não existe uma só estratégia de marketing que dê resultado para todos os segmentos. Cada empresa exige ações adequadas ao seu propósito e alinhadas aos anseios e necessidades do seu público. Por essa razão, o empresário precisa conhecer bem com quem se comunica para identificar o tipo de linguagem a ser utilizada, canais e frequência de divulgação, detalhes da abordagem, formato do material etc.
Como ferramenta de apoio, recomendamos o “mapa de empatia”, pois é bem simples, não tem custo e contribui imensamente para a equipe de marketing ter clareza durante o planejamento das suas ações.
ENTENDENDO A FERRAMENTA
Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro para compreender seus sentimentos, desejos, ansiedades, concepções etc. vivendo as mesmas circunstâncias ou estando no mesmo contexto.
No campo empresarial, imagine a força que essas informações têm para a comunicação, uma vez que você compreende melhor o que passa na cabeça do seu cliente, quais problemas ele enfrenta, de que precisa e como pode ser alcançado.
NA PRÁTICA
O modelo tradicional traz 6 blocos de perguntas a serem respondidas empaticamente. É importante que você crie uma personagem antes de iniciar o mapa, que represente as características comuns à média dos seus clientes, por exemplo: Antônio, 50 anos, residente nas intermediações, empresário, classe social B etc.
Em seguida, comece a responder as questões pensando e sentindo como ele, para que o resultado seja o mais próximo possível da realidade:
A eficácia do mapa de empatia depende da qualidade da interpretação das suas respostas. Quanto mais você compreender seu público, melhores serão os resultados das suas ações de comunicação.
Se tiver dúvidas, fale conosco. Até a próxima semana!
James Warley
(19) 99907-1998
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