PÓS-COVID

CREFITO-4 MG realiza Circuito de atualização em reabilitação pós-covid em Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Saúde | 14-05-2021 20:21 | 884
Foto: Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) realizou na noite de sexta-feira (14/5) no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso,  o "Circuito de atualização em reabilitação pós-covid".

Na abertura do evento o prefeito Marcelo Morais agradeceu ao presidente do CREFITO-4, Anderson Coelho, e a fisioterapeuta, Cidinha Cerize, delegada do CREFITO-4 MG na região, por proporcionarem essa tão necessária atualização para os profissionais da área. Disse do envolvimento de sua administração no combate ao coronavírus, que tem sido grande desafio.

O vice-prefeito Daniel Tales, que é médico, também esteve presente. Além de fisioterapeutas de São Sebastião do Paraíso, também participaram profissionais de outros municípios da região. O treinamento foi realizado pelo professor Fábio Luiz Mendonça Martins, da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina.

O presidente do CREFITO-4 MG, Anderson Coelho, que fez a abertura do evento,  disse ao Jornal do Sudoeste que o objetivo é "aperfeiçoar ainda mais a qualidade assistencial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nivelando o conhecimento para que a sociedade tenha acesso ao que há de mais moderno e atual entre a comunidade científica, promovendo a melhora do quadro clínico do paciente e uma consequente minimização de sequelas", destacou.

Segundo Cidinha Cerize, fisioterapeuta, delegada de representação política do CREFITO-4 MG e vereadora, o treinamento dos fisioterapeutas do município foi positivo para a sociedade e para os profissionais da saúde. "Capacitando os fisioterapeutas, beneficiamos a sociedade. Com profissionais qualificados, melhoramos o atendimento ao paciente, que tanto necessita do cuidado fisioterapêutico. São eles que tratam do paciente com Covid em todas as etapas da doença, que vai desde a internação, na intubação, quando necessária, até o período de reabilitação".

A atividade institucional oferece oportunidade de capacitação para os fisioterapeutas na reabilitação de pacientes pós-Covid 19. Estudos mostram que até assintomáticos podem apresentar complicações decorrentes da enfermidade, ressalta o presidente Anderson Coelho.

A rotina das famílias brasileiras foi profundamente afetada desde o início da pandemia. A rápida ampliação do número de infectados pelo novo coronavírus fez com que a população passasse a conviver com uma nova e triste realidade. Além da perda de familiares e amigos próximos, muitas das pessoas que contraíram o vírus passaram lidar com sequelas e complicações. Não podemos desconsiderar também os graves problemas econômicos, sociais e até psicológicos. E o papel do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional na reabilitação motora, funcional e respiratória é fundamental.

Estudos mostram que além dos pacientes hospitalizados e em estado grave, os assintomáticos, ou com apresentação leve da doença também podem apresentar complicações decorrentes da enfermidade. Cerca de 46% dos pacientes que foram hospitalizados apresentaram sequelas como fadiga, dispneia e dor torácica. Além disso, é comum apresentar fraqueza muscular, descondicionamento cardiorrespiratório, perda de equilíbrio, distúrbios mentais, miocardite, úlceras de pressão, polineuropatia, tromboembolismo venoso, dores crônicas, dentre outras.

Pensando justamente em capacitar fisioterapeutas que atuam ou atuarão na reabilitação de pacientes que tiveram o novo coronavírus, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) tem rodado o estado com o "Circuito de atualização em reabilitação pós-Covid". Quase 50 cidades, de todas as regiões de Minas, já foram visitadas. 
(com informações do jornalista Breno Vieira)