ESPAÇO SAÚDE

Ansiedade e Pânico: uma realidade cada vez mais comum

Por: Redação | Categoria: Saúde | 19-05-2021 05:12 | 607
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra Foto: Arquivo

Você sabia que a ansiedade é um sentimento normal do ser humano? Ela serve de alerta às ameaças e estimula a busca por soluções, o famoso “preciso resolver logo”.  No entanto, quando é mais forte do que se espera pra uma determinada situação, a ansiedade pode se tornar um problema, atrapalhando no lugar de ajudar.

Em alguns casos, podemos verificar que não existe nenhum fato real que possa estar causando ansiedade, e a sensação de ameaça vem do inconsciente. Quando acontece de forma abrupta e intensa, ela pode bloquear a capacidade de pensar do indivíduo.

O transtorno do pânico se caracteriza por  ataques de ansiedade acompanhados de um medo de morrer, ter alguma doença cardíaca ou de ficar louco. Além disso, a pessoa começa a adotar comportamentos evitativos, deixando de realizar atividades e, em casos mais graves, até de sair de casa.

Geralmente, quem sofre de transtorno do pânico descreve os ataques como algo terrível, em que tem medo de perder o controle, enlouquecer ou até mesmo morrer. Os principais sintomas físicos são falta de ar, dor no peito, palpitações, tremor, tontura, sensação de sufocamento. Estes sintomas duram poucos minutos, mas com o tempo, os pacientes começam a desenvolver um medo de que as crises se repitam. Logo começam a se afastar de locais fechados, multidões ou qualquer outra situação que associem aos ataques de pânico.

Algumas pessoas também podem começar a necessitar de um acompanhante para tudo, e com o tempo terem diminuição da autoestima e desenvolverem depressão.

Esta doença responde bem a medicamentos e a psicoterapia, melhorando a qualidade de vida e permitindo ao individuo realizar novamente as atividades as quais ele está evitando.

Caso você se identifique com estes sintomas, procure assistência com seu profissional de saúde mental de escolha ou no CAPS de sua cidade e se cuide.

Dr. Luiz Gustavo Guedes - Médico Psiquiatra
CRMMG - 63277 RQE 50446
“Atendimento Ambulatorial e Hospitalar em Psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Pós Covid-19.“Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira Fone: 3539-2300