COVID P1 VARIANTE

Variante P1 do coronavírus surgida em Manaus está circulando em Paraíso e ocasionou mortes

Toque de recolher continua mais uma semana em Paraíso
Por: Redação | Categoria: Saúde | 26-05-2021 19:44 | 2516
Vice-prefeito Dr. Daniel demonstra em gráfico os números do Covid em Paraíso
Vice-prefeito Dr. Daniel demonstra em gráfico os números do Covid em Paraíso Foto: Bryan Felipe

O toque de recolher em São Sebastião do Paraíso das 20 horas às 5 da manhã será mantido por mais uma semana. O funcionamento do comércio é permitido até às 20h00 e após esse horário somente por sistema de delivery, sem a opção de retirada no balcão. Fiscalizações serão intensificadas e quem não estiver cumprindo protocolos sanitários terá seu estabelecimento fechado.

A prorrogação foi anunciada pelo prefeito Marcelo Morais em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (26/5).

Durante a reunião, o prefeito também informou que a variante P1 do coronavírus, surgida em Manaus/AM, já está circulando na cidade, tendo contaminado seis pessoas e duas delas vieram a óbito.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito levantamentos junto à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para obter nos exames enviados para análise, informações mais precisas a respeito das variantes do covid em Paraíso.

Na opinião do prefeito, as últimas mortes que ocorreram no município, foram motivadas por esta variante, que tem, hoje, a vizinha cidade de Ribeirão Preto (SP), como o epicentro desta cepa que é altamente contagiosa.

Até o momento, 243 autuações foram realizadas pela Vigilância em Saúde do município contra pessoas notificadas e que não estão cumprindo o isolamento. Durante a última semana, várias autuações foram realizadas em pontos comerciais e festas clandestinas, com lavratura de boletim de ocorrência e encaminhamento dos autos para o Ministério Público. De acordo com o prefeito, as pessoas não estão acreditando no vírus e a falta de isolamento social mudou o perfil de atendimento.

“Quem está chegando no Centro Covid, a chance desta pessoa estar contaminada é muito grande”, afirmou Morais. Anteriormente a cada 10 pessoas atendidas duas testavam positivo. Agora houve inversão, pois a cada 10, nove possivelmente estarão contaminas, explicou.

Ele disse, ainda, que a Prefeitura adquiriu mais três mil testes rápidos com antígeno e que dão o resultado em 20 minutos.

“Estamos no limite do caos, acompanhando a cada seis horas a evolução dos números, vendo a situação dos municípios vizinhos e que tem mandado pacientes para cá e, se formos decretar lockdown, estaremos embasados nestes dados, mas, por enquanto, vamos reeditar o atual decreto n° 5.851, publicado na semana passada, mantendo o toque de recolher e o funcionamento do comércio até às 20h”, finalizou o prefeito.
(Com informações da Secom Pref. SSP)