Você já ficou tão preocupado com alguma coisa que chegou a perder o sono? Pois é, todos nós já tivemos ou ainda teremos insônia pelo menos alguma vez na vida. É considerado normal em algum momento isso ocorrer. No entanto, quando essas noites “em claro” se tornam frequentes, esta situação pode se tornar um problema de saúde e trazer prejuízos em diferentes âmbitos da vida.
A Associação Brasileira do Sono identificou que um em cada três brasileiros tem Insônia, que se define por dificuldade para começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes da hora planejada. A principal causa é o estresse e a preocupação, porém dores no corpo, uso de medicamentos, doenças psiquiátricas, respiratórias e cardiológicas também podem estar associadas de forma direta ou indireta. E o que fazer para tentar resolver este problema?
Quando se está com dificuldade para dormir, o primeiro passo é realizar a “higiene do sono”, que é uma forma de tentar eliminar tudo que possa estar atrapalhando uma noite tranquila de sono. Aí vão algumas dicas:
Quando a Higiene do Sono não ajuda, a insônia começa a atrapalhar o dia-a-dia e dura por mais de duas semanas, está na hora de procurar ajuda médica para que se faça uma avaliação global e elabore um tratamento para dormir melhor. Lembre-se que uma boa noite de sono é muito importante para a saúde física e mental, evitando que no outro dia você se sinta fadigado, com dificuldade para concentrar-se, irritado ou lentificado.
Portanto uma boa noite de sono faz muito bem para a sua saúde e recupera seu cansaço físico e mental. Se cuide e até a próxima matéria.
Dr. Luiz Gustavo Guedes Médico Psiquiatra CRMMG - 63277 RQE 50446
Atendimento ambulatorial e hospitalar em psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Psiquiátricas
pós Covid-19.
Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira no número
3539-2300