A ceromancia é a leitura da sorte por meio da interpretação da chama e da cera da vela. A palavra vem da junção de cero (cera) e mancia (forma de adivinhação). Ao acender uma vela comum ou de sete dias, é interessante prestar atenção a tudo que acontece com ela. A vela simboliza o homem, ou seja, você, um ser dotado de corpo (vela) e consciência (pavio). É através desse processo alquímico que o anjo irá captar e entender os seus pedidos. Procure um local calmo e silencioso e acenda uma vela branca. De olhos fechados e bastante relaxada, deverá fazer a pergunta mentalmente e só então abrir os olhos para analisar o significado da chama.
Se a chama se mostrar azulada: é sinal de que deve ter paciência, pois o seu pedido logo será realizado; caso estiver amarelada, indica que a sua felicidade está próxima; já azul clara, indica que o Anjo procura comunicar-lhe que o seu pedido sofrerá algumas mudanças, podendo demorar mais do que se imagina para se concretizar. Porém não é só a cor da chama que poderá ser analisada e sim, pequenos detalhes que para muito poderá ser insignificante, como ao acender a vela, esta soltar pequenas fagulhas no ar; poderá haver algum desapontamento ou aborrecimento antes do seu pedido se realizar; em presença da chama em espiral, procure manter segredo sobre o seu pedido, pois pessoas próximas poderão atrapalha-lo. Porém, se a vela não acende, isto indica que o ambiente ao seu redor provavelmente está muito carregado, procure renovar a energia com pensamentos bons; porém, quando sobra muita cera no prato, informa que possa existir forças negativas que estão tentando atrapalhar, não fique intimidado.
O fogo sempre representou um elemento fundamental na comunicação com o mundo espiritual, fosse com Deuses, anjos, seres celestes. Utilizamos as velas apenas para simbolizar a nossa magia através das suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade. O ato de acender a vela para o Anjo da guarda é a forma de ativar o seu pedido e levá-lo para o plano etéreo. Esta prática tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. Na chama de uma vela, todas as forças da natureza são ativadas. A vela acesa simboliza a individualização da vida ascendente e da luz da alma.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências