CORONAVÍRUS

Paraíso ultrapassa 200 mortos por Covid-19 e UTI continua em 100%

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 08-06-2021 14:43 | 1089
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso ultrapassou no final de semana a casa dos 200 óbitos provocados por complicações da Covid-19. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira,7, informa que o município já está com 203 mortes ocasionadas em função da doença. Outro indicador que segue sem alteração há uma semana é a taxa de ocupação da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para coronavírus da Santa Casa de Misericórdia que permanece em 100%.

As últimas 48 horas voltaram a ser de muita tristeza em Paraíso em função de várias famílias estarem chorando a perda de seus entes queridos. Desde a madrugada de sábado para domingo e depois na sequência para a segunda-feira, foram registrados cinco óbitos de pessoas que haviam testado positivo para a Covid-19.

O número é ainda maior se computado um falecimento registrado para São Tomás de Aquino e outro para Jacuí, de pacientes que estavam internados no hospital de referência da região.

Com mais cinco mortes na cidade, Paraíso totaliza 203 mortes desde o início da pandemia. Somente em 2020, foram 50 casos de pessoas que vieram a óbito pela doença em praticamente nove meses. Neste ano a quantidade de mortes mais do que triplicou e passou a atingir não apenas pessoas de mais idade, mas tendo entre as suas vítimas pacientes mais jovens com idade inferior aos 50 anos. No município 56 mortes foram descartadas para a Covid-19 e não há nenhum caso sob investigação.

Ainda de acordo com o balanço apresentado, novas 120 ocorrências se somam as notificações da doença e totalizam 14.434 casos. Em relação às confirmações, nesta segunda-feira foram 84 novas ocorrências que com as existentes anteriormente somam 4.791 registros. O boletim informa ainda a existência de 25 pessoas em internação hospitalar, além de 99 em isolamento domiciliar, as duas situações referindo-se a diagnósticos confirmados.

Os casos descartados são 2.980, enquanto que a quantidade de pessoas que contraíram a Covid e se recuperaram chega a 4.464. Recuperados descartados chegam a 2.924 e os casos suspeitos de pessoas que estão sendo monitoradas por equipes da vigilância e que se encontram em isolamento domiciliar são 277.

Em relação a taxa de ocupação na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso que atende a microrregião composta pelos municípios de Pratápolis, Jacuí, Itamogi, Monte Santo de Minas e São Tomás de Aquino, continua em situação de superlotação em relação a UTI. Mesmo com os óbitos registrados a unidade segue com 100% de sua capacidade ocupada, ou seja, os 20 leitos disponíveis estão tomados. Entre os pacientes, nove são paraisenses e 11 originários de outras cidades da região.

Na Enfermaria a ocupação é de 59,57%, com 28 dos 47 leitos disponíveis ocupados. Entre as pessoas internadas nesta ala, 16 são de Paraíso e 12 oriundas de outras localidades. Os números apresentados no boletim referem-se a pessoas que fazem tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O número de pacientes internados através de planos de saúde não foi informado.