JACUÍ

Jacuí também decreta “lockdown” para combater efeitos da Covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 09-06-2021 19:24 | 1428
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jacuí de Jacuí é a segunda da microrregião de São Sebastião do Paraíso a decretar lockdown. Desde o início desta madrugada até às 23h59 de 14 de junho de 2021, o município estará com as portas fechadas e com restrição total das atividades comerciais, bem como de circulação da população. Segundo a prefeita Maria da Conceição dos Reis Pereira, a professora Di, a intenção é evitar a circulação do vírus fazendo com que as pessoas realmente fiquem em casa, já que conforme o boletim epidemiológico da cidade apontava a existência de 743 casos confirmados e 22 óbitos até esta quarta-feira,9.

Antes de Jacuí, o município de São Tomás de Aquino também já havia decidido pelo lockdown que foi estabelecido entre os dias 3 a 7 de junho. Segundo a Prefeitura as razões foram as mesmas, evitar o avanço da proliferação da doença. A medida também é justificada nas duas cidades devido a escassez de recursos, como a falta de vagas na Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso, sede e referência da microrregião.

O confinamento foi estabelecido em Jacuí através do Decreto Municipal nº2.576, de 8 de junho. O documento leva em consideração detalhes como a adoção de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos, bem como o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. Considera também a busca desde o início da pandemia do diálogo com a sociedade visando enfrentar a situação da doença. Com isso decreta o lockdown no município até 14 de junho, medida que poderá ser prorrogado, por recomendações das autoridades sanitárias, pelo Comitê de Combate e Enfretamento ao Covid-19 e deliberação do Poder Executivo.

Entre as restrições do decreto consta a proibição da venda de bebidas alcoólicas na cidade e o fechamento do comércio, templos religiosos. Será permitido, exclusivamente a venda pelo sistema delivery de gêneros alimentícios em padarias, hortifruti, açougues, revendedor de gás e distribuidor de água.

Funerárias e serviços relacionados terão expediente normal, enquanto que oficinas e borracharias atenderão das 7h às 14h, apenas procedimentos de emergência. O Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais atenderá somente procedimentos de urgência. 

Serviços de provedores de internet, tv a cabo, fornecimento de água, distribuição de energia elétrica, coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, radiodifusão sonora, serviço postal (CORREIOS), podendo ocorrer mediante chamado.

Excepcionalmente durante o lockdown, ficam suspensas as atividades de táxis e mototaxis para transporte de pessoas no território do município, ficando fora desta proibição, os profissionais que estejam realizando serviços de delivery de gêneros alimentícios (entrega em domicílio).

Também estarão fechadas as atividades relacionadas ao funcionamento das agências bancárias, inclusive, os serviços de autoatendimento, que deverão permanecer inacessíveis, desligados e inoperantes. Incluem-se os agentes lotéricos, a prática de exercícios físicos em academias e vias públicas municipais, bem como os ambulantes.

Quanto aos hotéis não será permitido o recebimento de novos hóspedes durante esse período, salvo de profissionais de saúde ligados diretamente ao enfrentamento do coronavírus e de caminhoneiros ou transportadores de insumo essencial, cuja hospedagem deve ser automaticamente comunicada ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal.

De acordo com a prefeita Di, a ideia é que as pessoas realmente permaneçam em casa. Por isso, fica proibido a formação de aglomeração em residência, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem, independentemente do número de pessoas. Durante a vigência do decreto, os serviços públicos poderão ser acessados por meio remoto, exceto as áreas de saúde (PSF’s), que poderão funcionar para atendimento ao público, tendo em vista a vacinação contra a Covid-19.

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura às 16 horas de quarta-feira,9, Jacuí estava com 743 casos confirmados, sendo 11 novos registros. As notificações chegam a 1.344 e há 49 pessoas que testaram positivo e encontram-se em isolamento. Também há 22 casos suspeitos em investigação, seis internações e 666 recuperados. Os óbitos confirmados são 22 e há uma situação sendo investigada através de exame laboratorial.