O Vacinômetro, ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado, bem como o desempenho dos municípios e das regiões de Saúde informa que mais de 17 mil pessoas de São Sebastião do Paraíso já tomaram ao menos uma dose da vacina contra a doença, até o dia 8 de junho. A considerar a vacinação ocorrida nos últimos dias a quantidade de pessoas imunizadas inicialmente já ultrapassa os 20 mil. O mesmo indicador aponta que 25,56% dos grupos prioritários receberam a segunda dose.
A ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado permite monitorar a vacinação contra a Covid-19. O indicador apresenta números detalhados em relação a faixas etárias, grupos prioritários e ainda possibilita fazer comparações entre cidades, regiões e o próprio estado. O Vacinômetro apresenta a soma de doses registradas no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para as fases da campanha e gráficos e tabelas com doses enviadas e registradas, além do número acumulado de doses administradas.
Conforme levantamento realizado em relação a Paraíso o indicador aponta a cobertura local de 25,82% em relação ao estado entre os que tomaram a primeira dose. Já entre os vacinados de segunda dose são 12,25% de doses aplicadas em comparação com toda Minas Gerais. Quanto aos grupos prioritários 53,88% receberam a dose inicial e 25,56 tomou a segunda dose. Ainda conforme os dados registrados até 8 de junho foram encaminhadas 18.265 doses da etapa inicial e 8.666 da segunda dose, sendo que a proporção de aplicação chega a 79,20% segundo o Vacinômetro. Também é informado que para o município foram remetidas 13.745 doses da AstraZeneca, 12.870 da Coronavac, além de 1.236 da Pfizer até o registro da data mencionada.
Entre os grupos prioritários os que mais vacinaram foram os trabalhadores da saúde com 2.993 pessoas na primeira dose e 2.034 na segunda. A estimativa é de que 14.500 pessoas com comorbidades possam ser imunizadas e em seguida aparece a população com idades entre 60/64 anos, que somam 3.770, sendo que deste grupo 3.667 tomaram a primeira dose e 592 a segunda.
O Vacinômetro informa ainda que 235 pessoas das forças de segurança receberam a primeira dose e 62 a segunda. Para as gestantes 44 receberam a dose inicial, além de 2.593 pessoas com comorbidades na faixa dos 18/59 anos. Ainda entre idosos o público de 65/69 foi o mais vacinado com 3.083 que receberam a primeira dose e 2.062, a segunda.
Como o cadastramento dos dados está em atraso na plataforma de divulgação do governo os números apresentados ficam a quem da realidade. A considerar a média de 600 pessoas vacinadas nos últimos três dias a quantidade de paraisense imunizados com pelo menos uma dose já chega à casa das 20 mil pessoas. Durante a semana o município aplicou a vacina para o público com comorbidades atingindo aqueles que possuem idades entre 30 a 45 anos.
Novas doses
Para a próxima semana existe a expectativa da chegada de mais doses da vacina da Pfizer, material que foi distribuído pelo Governo do Estado para a Regional de Saúde de Passos, na sexta-feira,11. Conforme divulgado foram entregues o 23º e 24º lotes de vacinas contra a covid-19. Ao todo são 600.260 doses, sendo 362.750 da AstraZeneca e 237.510 da Pfizer. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as vacinas da Pfizer são destinadas a pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, deficientes permanentes; trabalhadores da Educação do Ensino Básico; Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; trabalhadores do transporte aéreo. Já a AstraZeneca deve ser direcionada ao mesmo público, com exceção de grávidas e puérperas.