ESPAÇO SAÚDE

Suas pernas incham?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 07-07-2021 08:31 | 818
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Já acordam inchadas desde de manhã ou mais no final do dia? 
Vou tentar desvendar as causas e também algumas medidas para te ajudar. 

Pernas inchadas desde a manhã podem ser reflexo da sua rotina seja alimentar, como com excesso de sal, alimentos processados ou até mesmo álcool,  visto que eles promovem a retenção de líquidos. 

Mas também problemas renais  podem levar ao inchaço de pés, pernas e até os olhos desde a manhã. Assim como problemas graves de fígado ou coração. 

E como descobrir se é por alimentação ou alguma doença?
Prestando atenção na alimentação. Se excedeu no sal, condimentos, processados ou álcool. 

Geralmente se a causa for essa esse inchaço vai durar menos tempo e resolver sozinho assim que normalizar a rotina alimentar. 

Agora se persistir por mais de uma semana e mesmo ao adequar a alimentação e bebendo mais água e líquidos em geral não melhorar, procure ajuda para descobrir qual a doença que está levando à esse inchaço e trata-la. 

E o inchaço no final do dia? 
Pode ser como denominamos um inchaço postural, pela gravidade (o líquido do corpo fica mais retido nos pés e pernas embaixo), principalmente quando já se tem predisposição a ter má circulação nas pernas, favorece o inchaço.

E na sua maioria das vezes é mesmo devido a má circulação, as varizes! Sejam elas internas (não visíveis) ou externas (visíveis), é como se o motorzinho que leva o sangue das pernas para o coração ficasse fraco, ou o elástico ficasse frouxo.. e depois de um longo dia de trabalho o inchaço se acumula inicialmente nas pernas e pés, além de dor em peso nas pernas. 

E o que fazer?
A cada uma hora de pé o ideal é ficar pelo menos 10 minutos com as pernas pelo menos a altura dos joelhos (sentada em um banco ou sofá), ou as pernas elevadas para cima e também caminhadas pequenas ao longo do dia (vale a dica beba água e vá ao banheiro! Já ativa a circulação). Pode ainda fazer uso de meias de compressão, prescrita pelo seu médico, ou caso necessário medicações para ativar a circulação. 

Outra causa comum do inchaço nas pernas é o aumento da pressão arterial. Por se tratar de uma doença silenciosa pode ser um dos poucos sintomas e a descobrimos ao acaso ao aferir a pressão. E uma vez iniciado tratamento regulariza além dos níveis pressóricos o inchaço. 

E caso seja alguma doença a quem devo procurar?

A princípio um clínico geral de sua confiança, para realizar um rastreio inicial de qual possível causa, se coração, fígado, rins, pressão arterial ou má circulação. Ao examinar de maneira adequada e com exames simples de rotina de sangue e urina a princípio já norteia a causa. E caso necessário encaminhar a um especialista e complementar com mais algum exame específico de imagem, seja ultrassom do abdome ou das pernas. 

Portanto, observou o inchaço das pernas, fique atento, tente melhorar sua rotina com mais líquido, melhor qualidade de alimentação, meça sua pressão arterial, caso perdure por mais tempo, procure seu médico de confiança pode ser algo que precise de tratamento. Se cuidem, principalmente agora no inverno que os níveis de pressão tendem a ficar mais altos e acabamos deslizando mais fácil na alimentação. 

 

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

REDES SOCIAIS:

@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro
São Sebastião do Paraíso-MG
Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084