O ácido úrico é uma substância formada pelo nosso corpo a partir da metabolização das proteínas alimentares.
Com o que devo me preocupar..?
Quantidades acima do normal de ácido úrico no sangue podem trazer problemas à saúde. Pode causar dores articulares, sensação de queimor na sola dos pés, descamação da planta dos pés e palma das mãos, deformidades nas articulações, cálculos renais e a longo prazo até mesmo disfunção grave dos rins.
Como ele sobe?
Tanto pessoas com ácido úrico alto podem ter problemas renais, quanto pessoas com problemas renais tem aumento de ácido úrico, portanto um leva ao outro. Fique atento!
Excesso de alimentos ricos em purina fazem aumentar o ácido úrico. São eles: bebida alcoólica, víceras (coração, fígado..), carne de frango, boi, cordeiro, bacon e embutidos em geral, peixes e frutos do mar em geral, leguminosas (feijão, vagem, ervilha, grão de bico), chocolate, margarina. Logo MODERAÇÃO, equilíbrio sempre, nada de excessos.
Há algumas medicações que podem predispor elevação de ácido úrico, dentre elas o Hidroclorotiazida, fique atento e veja com seu médico de confiança a melhor opção.
Existem ainda casos de alteração do metabolismo do ácido úrico familiar, que independente de sua alimentação ou uso de medicações ele tende a elevar seus valores.
E também, o câncer e seus tratamentos podem elevar a quantidade desse metabólito no sangue.
Como ele controla?
Evite excessos em alimentos ricos em purinas como bebida alcoólica, víceras, carne de frango, boi, cordeiro, embutidos, peixes e frutos do mar, leguminosas, chocolate, margarina.
Procure regularmente seu médico de confiança e avalie com ele a necessidade de uso de medicação para controle, assim como a dose e por quanto tempo.
Idealmente ao iniciar ou ajustar a dose de medicações para ácido úrico solicitar exames para sua dosagem a cada três meses.
E por fim uma lista dos alimentos que devem ser evitados, reduzido e consumidos com moderação, em se falando de ácido úrico alto:
Evitar:
Sardinha, anchovas, fígado, rim, miolo (víceras em geral).
Reduzir:
Marisco, bacalhau, truta, ganso, coelho, peru, pato, carne bovina, língua, bacon, lentilha, vitela.
Consumir com moderação:
Feijão, ervilha, carne de frango, presunto, caranguejo, ostra, lagosta, salmão, atum, aspargo, espinafre, couve flor, cogumelo, aveia.
Se cuidem e visitem regularmente seu médico de confiança e lembrem-se de buscar sempre o equilíbrio.
Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.
Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)
Lucano Clínicas
Rua Tenente José
Joaquim, 555 - Centro
São Sebastião do Paraíso-MG
Telefones: (35) 35312607,
3531-4723, 99962-8084