Desburocratizando
São Sebastião do Paraíso foi sede na segunda-feira,26, de evento realizado em conjunto entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Quinze municípios da região assinaram o decreto que prevê a liberdade econômica, no âmbito do programa Minas Livre Para Crescer. A Legislação promove a simplificação e a desburocratização no ambiente de negócios.
Fim à “papelada”
Segundo o prefeito Marcelo Morais, um dos principais focos deste projeto do Governo de Estado é pôr fim à “papelada” e a burocracia exigida para a abertura de pequenos empreendimentos. Segundo ele, muitas vezes o cidadão quer abrir um pequeno negócio e não tem a necessidade de um alvará de funcionamento. Se ele tiver CNPJ, já pode começar a trabalhar, assegura.
Lideranças
Prefeitos, vice-prefeitos da região e seus representantes estiveram presentes no Teatro Municipal Sebastião Furlan, para a assinatura do decreto. Participaram secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, o presidente do INDI, João Paulo Braga. A iniciativa possibilita maior facilidade para que em todas as localidades atendidas sejam gerados mais empregos e renda. Os municípios estão unidos e pretendem trabalhar em conjunto para atração de investimentos e contam com o apoio do governo estadual.
Agilizando
De Brasília o deputado federal Emidinho Madeira informa que na tarde de segunda-feira,26, ele acompanhou diversos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região em uma reunião com o Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado Federal, senador Alexandre Silveira, que recebeu a comitiva em nome do Presidente, senador Rodrigo Pacheco.
Acelerar
Na reunião, foram tratadas das demandas e projetos dos municípios da região que estão parados ou que ainda não foram executados. O objetivo é dar celeridade na tramitação das propostas e na liberação dos recursos com o apoio da Presidência do Senado. Entre os municípios da região representados estavam São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Arceburgo, Guaxupé e outras cidades do Sul de Minas.
Retomada
A próxima segunda-feira,2, de agosto possivelmente às 19 horas será a retomada das Sessões Ordinárias na Câmara Municipal de Paraíso. A reunião marcará a abertura do segundo período legislativo do ano de 2021 e já poderá ser marcada por algumas surpresas e posicionamentos. Como se sabe toda a unanimidade é burra, embora toda unidade se faça necessária. No final do primeiro semestre algumas rusgas já se faziam transparecer e algumas feridas abertas estão mais aparentes, dando margem para que alguns alinhamentos políticos tenham traçados diferentes do que o que foi preconizado no início do ano.
Interrompido
O trânsito de veículos na estrada para o distrito de Guardinha, via Morro Alto está interrompido desde a terça-feira,27, e assim deve permanecer até a quinta-feira,29, em função da execução de obras de imprimação de mais um trecho da via que deverá ser pavimentado. Com isso quem necessitar se deslocar até a comunidade, ou mesmo vir para a sede do município deve fazer uso da estrada via Sapé. A expectativa segundo o prefeito Marcelo Morais é de que seja feito pelo menos mais um quilômetro de asfalto onde a base já está pronta, em mais uma etapa de evolução de uma das obras mais desejadas pela população.
Vacinação
A chegada de novas doses de vacinas contra a Covid-19 em São Sebastião do Paraíso e quantidade mais significativa está possibilitando que a prefeitura avance no calendário de atendimento à população. Nesta quarta-feira,28, será a vez das pessoas de 63 anos tomarem a segunda dose do imunizante AstraZeneca, no período de 9 às 16 horas na Arena Olímpica. Amanhã, 29, a vacinação contemplará o público na faixa etária dos 56 e 57 anos de quem tomou a primeira dose da Coronavac, mesmo que o cartão de vacina esteja marcando para o dia 28. Na sexta-feira,30, serão vacinadas pessoas de 39 e 40 anos, com a primeira dose. Já no sábado,31, desta vez no Posto de Puericultura, serão vacinadas as pessoas de 38 anos.
Frente fria
Um alerta de queda brusca de temperatura foi emitido nos últimos dias pelo Inmet (Instituto Nacional de Mete-orologia) para Minas Gerais. A previsão é de que a partir da tarde desta quarta-feira,27, serão perceptíveis as marcas da passagem de uma onda de frio polar, situação que deverá se permanecer até o fim de semana.
Efeitos
Duas situações chamam atenção para esta questão que é a dos moradores de rua e também das lavouras que na semana passada já registrou prejuízos em muitas áreas justamente em função das baixas temperaturas que chegaram próximo a zero grau. Em termos econômicos os efeitos da friagem da semana passada já podem ser sentidos nos supermercados e estabelecimentos de hortifrutis com vários produtos sendo apresentados com preços mais altos em função dos prejuízos causados nas lavouras.
Atenção
Vereadores têm manifestado publicamente preocupação com os moradores de rua da cidade em relação as consequências da previsão de frio intenso que poderão ocorrer nos próximos dias. É sabido que existe uma parceria da prefeitura com o Albergue Noturno para o acolhimento destas pessoas, principalmente nestas horas em que se faz necessário maior aconchego e que uma simples instalação e abrigo fazem toda a diferença. O mais difícil é convencer quando não se pode obrigar aqueles que necessitam de um local ao menos para passar a noite e vencer as madrugadas congelantes.