200 anos
Faltando pouco mais de 80 dias para o aniversário de São Sebastião do Paraíso, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro anuncia solenemente que por parte do Legislativo está sendo criada uma comissão para coletar ideias, transformar em projeto e colocar em prática sobre os 200 anos da cidade. Antes tarde do que nunca e fica a expectativa de que boas iniciativas possam ser tomadas. Segundo ele outros membros da casa vão integrar outra comissão em conjunto com o Executivo para tratar da mesma questão. Faremos nossa parte aqui, disse Lisandro.
Rotatória
Ofício da concessionária AB Nascentes das Gerais recebido na Câmara Municipal de Paraíso referente a reivindicação do vereador Luiz Benedito de Paula, informa que não há previsão para o atendimento do pleito. O pedido é para que seja construída uma rotatória na altura do km 1,8 da BR-491 possibilitando o acesso aos bairros como Alto Bela Vista, por exemplo, evitando que os motoristas tenham que fazer longos deslocamentos para o retorno. Segundo o vereador há de se aproveitar o momento das obras de duplicação do trecho anunciada para que se implante a rotatória o que poderá ser inviável ou muito mais caro futuramente É aguardar para ver e usar o poder de convencimento dos gestores do serviço.
Decepção
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos se disse decepcionada com a informação de que o SESC Minas pretende devolver ao município a área da Praça de Esportes Castelo Branco, desistindo da implantação da unidade no município. Ela e demais colegas de Legislativo chegaram a participar de reunião com dirigentes do SESC em Belo Horizonte onde tiveram acesso aos projetos considerados como lindíssimos, mas que aparenta não sair do papel. Devido a cláusulas de segurança ainda há a possibilidade de retroação ao município. Resta saber se haverá compensação financeira pelas edificações destruídas e colocadas no chão, uma vez que só a restituição do terreno não deverá ser aceita pela municipalidade.
Detonaram
Para o Jornal do Sudoeste a possível devolução da área pelo SESC a Prefeitura não é novidade. Em mais de uma oportunidade um funcionário do SESC encaminhou informações e o Jornal do Sudoeste publicou que a questão vinha sendo empurrada com a barriga, pois algumas unidades foram estavam sendo desativadas, inclusive na capital, e diretores não demonstravam a menor intenção em efetivar a construção em Paraíso. Detonaram o que estava pronto, um patrimônio da cidade. Será que vai ficar o dito pelo não dito?
Reabilitação
É de autoria da vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos a indicação ao Executivo para a criação e implantação de um centro de reabilitação para pessoas que foram acometidas pela Covid-19. Cidinha que é chefe do setor de Fisioterapia na Santa Casa de Paraíso, e conhece do assunto, justifica que a iniciativa que a maioria dos pacientes acometidos pela doença, principalmente os que foram hospitalizados e passaram pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) necessitam de atendimento por uma equipe multidisciplinar que poderá ajudar na recuperação das várias sequelas herdadas pelos pacientes, afetados físicos e psicologicamente. Enfatiza ser importante criar um fluxo e fortalecimento para atender estas pessoas, neste momento com prioridade e posteriormente destinada a outras fatias da população necessitada.
Reivindicações
O cidadão Renato Henrique Barbosa fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na noite de segunda-feira,2 de agosto. Ele reivindicou a implantação em Paraíso do auxílio municipal para famílias necessitadas. Henrique cita que inúmeras pessoas perderam o emprego e estão sem renda até mesmo para necessidades básicas.
Abatimento
Renato pediu abatimento de valores nas contas de água, luz e IPTU para aqueles que encontram nestas condições de vulnerabilidade. Ainda reivindicou o adiamento da volta às aulas apontando um risco maior a todos os envolvidos, além de maior índice de vacinação. Segundo o jovem o município vai receber verba de R$ 5 milhões sem destinação obrigatória e poderia destinar a verba para esta necessidade.
Audiência Pública
São Sebastião do Paraíso realizará na próxima sexta-feira,6, a partir das 9 horas da manhã no Teatro Municipal Sebastião Furlan, audiência pública para a apresentação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Deverão participar representantes de Cássia, Capetinga, Fortaleza de Minas, Jacuí, Itamogi, Pratápolis, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino e Paraíso, que são consorciadas. O plano foi elaborado a parir de estudos e análises da situação de cada cidade envolvida onde foram detectadas as necessidades e indicadas as soluções correspondentes de forma a pautar as políticas públicas a serem desenvolvidas nesta área nos próximos anos.
Assunto delicado
A questão tem que ser muito bem avaliada, e é da máxima importância que representantes da comunidade participem da audiência, principalmente aqueles que se dedicam e têm vivência com questões ambientais, profissionais na área. Certamente será levado em conta nos mínimos detalhes, a atual situação do aterro sanitário e a prospecção em se receber resíduos de municípios vizinhos.