No dia 5 de agosto, a delegação da FESERP MINAS participou de todas as atividades do ato nacional em favor do PL 2564 que trata do piso salarial dos profissionais de enfermagem e a jornada de 30 horas. A concentração do manifesto começou às 12h30 na Praça das Bandeiras na Esplanada dos Ministérios e a partir das 13h começou o Ato intitulado “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”. Simultaneamente, a diretora de saúde Deise Medeiros participou da audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, às 14h30.
Em destaque, a delegação da federação liderada pelo presidente Cosme Nogueira em Brasília, se organizou para estar na luta junto aos profissionais de enfermagem e durante todo o período que esteve na capital federal buscou incessantemente o apoio de parlamentares ao PL 2564 e a posição contrária à PEC 32/20 – a chamada “Reforma Administrativa”.
A FESERP MINAS ecoa o “Basta!” sobre a demora da aprovação do PL 2564 e a falta de condições dignas aos profissionais de enfermagem. Também pede “Valorização JÁ” neste momento que a categoria se une pelo lema “Enfermagem do luto à luta”.
Na sua fala durante a manifestação, Cosme exaltou as caravanas que partiram até Brasília para lutar em favor dos profissionais de enfermagem, compartilhou a indignação pela falta de presença popular na audiência pública que acontecia simultaneamente, destacou o apoio da FESERP MINAS e sua base desde o início do processo até o ato nacional, pediu aos militantes a pressão nos parlamentares sobre o apoio ao Projeto de Lei.
A delegação da federação foi composta pelos Sindicatos de Nova Serrana, SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Manhuaçu, além daqueles que ajudaram a viabilizar a participação na capital federal, as entidades de Cruzília, Três Corações, Varginha e Ijaci.
A luta do SEMPRE-SUDOESTE/MG não se restringe ao total apoio ao PL 2584 que trata do piso nacional da enfermagem com redução da carga horária para 30 horas. Estamos reivindicando também, desde o início da pandemia, junto ao executivo municipal, uma GRATIFICAÇÃO EXTRAORDINÁRIA para todos os profissionais da SAÚDE, SEGURANÇA, FISCALIZAÇÃO, CEMITÉRIO, VIGILÂNCIA DE SAÚDE E EPIDEMIOLÓGICA que atuam na linha de frente do combate ao covid 19. Tal gratificação é tão justa quanto necessária, uma vez que estes profissionais estão arriscando suas vidas em prol da população. Valorizar esses profissionais é dever do poder público. Estamos firmes nesta luta.
FONTE: Site FESERP MG/Adaptação