SÃOSINHA

Enganos Acontecem

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Entretenimento | 07-03-2017 11:03 | 1381
Foto:

Enganos acontecem em todos setores da vida humana. O importante é corrigi-los.



O jornalismo faz parte de minha vida. Filha, irmã, esposa, mãe e tia de jornalistas, não poderia ser outra a minha realidade.



Sinto-me feliz em fazer parte da equipe do Jornal do Sudoeste que considero um jornal independente, criterioso, responsável.



Tenho muito respeito e admiração pelo Dr. José de Souza Soares, grande advogado, jornalista, historiador que deu um contribuição inigualável a nossa cultura histórica.



Dr. Luiz Carlos Paes, jornalista, pesquisador, catedrático, mantém semanalmente no jornal uma coluna de grande prestígio, denominada "Crônica Histórica de São Sebastião do Paraíso".



No dia 22 de fevereiro, enganou-se, mencionando que o jornal "Libelo do Povo" era dirigido pelo Dr. José de Souza Soares. Esse foi o engano.



O "Libelo do Povo" foi fundado e dirigido pelo jornalista João Borges de Moura, meu pai, em 14 de agosto de 1930, fechado em 1938 pelo DIP, órgão sensor da Ditadura Vargas. Motivo, João Borges de Moura não aceitava opressão de consciência e nem a imprensa enclausurada.



Em 1939 fundou o primeiro jornal diário de São Sebastião do Paraíso, denominado "Diário da Tarde". Teve duração de um ano, devido aos altos custos financeiros de manutenção.



Em 7 de novembro de 1943 fundou o "Cruzeiro do Sul", sendo seu diretor enquanto viveu, 1960. O jornal continuou sob a direção do jornalista Aníbal Deocleciano Borges (Biba) e, posteriormente sob direção do jornalista e engenheiro civil, Aníbal Marinzeck Borges, seu filho e neto de João Borges de Moura.



O "Cruzeiro do Sul" circulou contando a nossa história exatamente 50 anos.



Esse foi o jornalista João Borges de Moura.