ESPAÇO SAÚDE

Você sabe o que deve comer e o que deve evitar para prevenir pedra nos rins?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 18-08-2021 05:46 | 854
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Reprodução

Anote aí...

Em que você deve caprichar!

- Cítricos, principalmente laranja, limão, mas também maracujá, morango, abacaxi. São ricos em citrato, o "detergente natural" das vias urinárias, que ajuda a prevenir novas pedras e até reduzir o tamanho das já existentes. Acrescente na sua rotina alimentar suco natural de frutas pelo menos 200-300 ml duas vezes ao dia.

- Água! O nosso solvente universal. O ideal para quem tem facilidades em ter pedra nos rins é a ingestão de 30 a 50 ml de líquido por peso por dia, se for água, melhor ainda.

- Chá pode..? Pode, tudo que ajude a aumentar a ingesta de líquidos é bem vindo, principalmente sendo natural. Alguns possuem ainda outras funções que podem ajudar. Escolha o de sua preferência e só caprichar.

- Dependo de qual seja a causa de suas pedras nos rins o bicarbonato também pode ajudar. Mas o ideal é checar com seu médico se no seu caso pode, nada de descobrir isso sozinho.

E o que se deve evitar:

- Refrigerantes principalmente a base de cola, fazem precipitar oxalato de cálcio. O que é isso? Uma substância que se deposita e cria uma espécie de "areia", sedimento na urina, piorando suas pedras.

- Bebida alcoólica ao contrário do que se acredita piora as pedrinhas, porque leva à desidratação. Favorecendo o aumento das pedras existentes e formação de outras. Não quer dizer que não possa fazer uso de bebida alcoólica... pode, mas o ideal é caprichar na água junto.

- O excesso de sal e açucares também piora as pedras. Por isso a chave principal é o equilíbrio. Evite os excessos.

- E também o excesso de cafeína assim como a bebida alcoólica pode favorecer a desidratação além de agir nos mecanismos de excreção e reabsorção renais. O ideal é que não se exceda 300 mg ao dia. Só para deixar como parâmetro de comparação uma xícara de café tem 30 mg de cafeina.

-Atenção a quem usa vitamina C, o ideal é que não se exceda a quantidade de 500 mg ao dia quem tem propensão a formar pedras de oxalato. Quantidades acima desse valor favorecem a precipitação desse sal e piora das pedras. Pode sim usar a vitamina, apenas cuidado com a dose.

- Sabia que também o cigarro pode piorar as pedras nos rins? O tabaco  pode favorecer a formação de pedras. Por mais que não seja alimento também é um hábito a se modificar.

Portanto se cuidem, somos tudo aquilo que comemos. E que possamos dar um passinho de cada vez na construção de nossa saúde.

 

Dra Leticia de Oliveira

Nefrologia e Clínica Médica

Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas

domiciliares e MAPA 24 h.

 

Redes sociais:

@draleticianefro

(Instagram)

            Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica

(Facebook)

 

Lucano Clínicas

Rua Tenente José

Joaquim, 555 - Centro

São Sebastião do Paraíso-MG

Telefones: (35) 35312607,

3531-4723, 99962-8084