Um pedreiro que sofreu queda da bicicleta há uns 45 dias e nesta semana foi diagnosticado com coágulo no cérebro, foi o primeiro paciente submetido à neurocirurgia na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.
O serviço foi recentemente implantado. Procedimento de média complexidade, a drenagem do hematoma subdural foi conduzida pelo neurocirurgião Vinícius Marques Carneiro, auxiliado pelo médico neurologista Daniel Figueiredo de Paula, quinta-feira (19/8).
O paciente deu entrada ao hospital de madrugada, e foi encaminhado ao centro cirúrgico ao ser constatado por tomografia o sangramento. Após a cirurgia se recupera no Centro de Terapia Intensiva. Na sexta-feira o provedor da Santa Casa, Fernando Montans Alvarenga disse que visitou o paciente. “Conversei com ele, está bem”, afirmou.
Fernando Alvarenga ressalta que novo serviço implantado pela Santa Casa, e esta primeira cirurgia são um marco na história da saúde em Paraíso. “É uma conquista fantástica que só foi possível graças à parceria que fizemos com a Prefeitura e também com o Laticínios Aviação a quem agradecemos pela doação do equipamento. Foi um presente para a cidade no seu bicentenário”.
Salienta também a importante adesão de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Estamos todos engajados no mesmo propósito, que é oferecer mais qualidade de vida às pessoas”, disse.
O prefeito Marcelo Morais afirmou tratar-se de “um dia especial”. Em menos de doze horas após constatado o sangramento, a equipe médica havia realizado a cirurgia, e o paciente passa bem”.
Morais também lembrou das dificuldades enfrentadas pelas partes para poder viabilizar a prestação do serviço de neurocirurgia na Santa Casa de Paraíso e ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade. “Estamos muito contentes, porque nós brigamos muito para chegar nessa condição, arrumamos até algumas inimizades. Mas tudo que fizemos foi feito pensando em atender o povo. Gostaria de agradecer ao provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, ao doutor Vinícius e a todos os demais que estão à frente desse projeto, toda a equipe da Saúde que fez com que esse sonho se tornasse realidade”.
O prefeito agradeceu à Câmara Municipal de Paraíso, e aos prefeitos e prefeitas da microrregião (São Tomás de Aquino, Jacuí, Monte Santo de Minas, Itamogi e Pratápolis). “Todos serão responsáveis por deixar este momento épico para cada cidadão de nossa região. Foi importante o trabalho conjunto para, enfim, tentarmos ajudar Passos a minimizar os impactos na área de neurocirurgia para Paraíso e região”, concluiu.
(informações da Secom da Pref. SSP)