A Anorexia nervosa é uma doença psiquiátrica grave que afeta, predominantemente, adolescentes do sexo feminino, sendo a idade principal de 15-20 anos.
A característica principal é a redução da ingesta de alimentos por um medo do ganho de peso e uma distorção da imagem corporal.
Como nem sempre quem sofre de anorexia nervosa tem consciência sobre a doença, muitas vezes o encaminhamento ao profissional de saúde se dá através dos familiares que percebem uma anormalidade na rotina alimentar.
O diagnóstico envolve avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC) e sintomas como: diminuição da ingesta alimentar, alteração menstrual, distúrbios metabólicos e distorção da auto imagem: A pessoa se enxerga no espelho maior do que realmente é. Também pode haver uso de laxativos e estimulantes, além de exercícios físicos em excesso.
Como o peso mínimo para uma vida saudável não é atingido, alguns comprometimentos clínicos podem acontecer: anemia, osteoporose, parada da menstruação, fragilidade dentária, edema, formação de cálculos renais…
A qualidade de vida de quem sofre de anorexia nervosa também é prejudicada. Há desinteresse sexual, pobre convívio social, vergonha, isolacionismo, comorbidades psiquiátricas e consequentemente risco de suicídio aumentado.
O tratamento envolve equipe multidisciplinar, sendo necessário avaliação nutricional, psiquiátrica, psicológica, endocrinológica, entre outros.
Se você está passando por isso ou conhece alguém nessa situação, como um amigo ou um familiar, mostre este texto e o(a) indique a procurar algum profissional da área da saúde para avaliação e para iniciar o tratamento.
Gostou? Então siga minha página no Instagram @drluiz gustavoguedes para mais dicas sobre Psiquiatria e não perca nossa coluna semanal aqui mesmo no Jornal do Sudoeste.
Até a próxima!
Dr. Luiz Gustavo Guedes Médico Psiquiatra CRMMG - 63277 RQE 50446
Atendimento ambulatorial e hospitalar em psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Psiquiátricas pós Covid-19.
Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira no número (35) 3539-2300